/
/
Provas de Aptidão Profissional de Produção Metalomecânica: alunos revelaram originalidade e capacidade de aplicar novas tecnologias

Provas de Aptidão Profissional de Produção Metalomecânica: alunos revelaram originalidade e capacidade de aplicar novas tecnologias

Os alunos do 3º ano do curso profissional de Produção Metalomecânica (variante de Programação e Maquinação) da EPATV realizaram, a 6 de junho, as Provas de Aptidão Profissional. Em todos os projetos os alunos revelaram originalidade e capacidade de aplicar novas tecnologias no desenvolvimento de produtos.

O júri que avaliou os projetos foi composto por Sandra Monteiro, diretora pedagógica, Pedro Miranda, diretor de curso, Carla Veloso, diretora de turma, Daniel Machado, Dário Freitas e Ricardo Pinhão, professores dos módulos técnicos, João Martins e Ermelinda Leão, antigos professores e personalidades de reconhecido mérito na EPATV.

Foram, ainda, convidados o representante do SITE-Norte (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte), Carlos Cruz, e o representante da empresa Bysteel, Maurício Sousa.

O primeiro projeto a ser apresentado foi “Simulador Racing com secretária”, realizado pelos alunos António Martins, Bruno Silva, Pedro Fernandes e Salvador Marques. Trata-se de uma estrutura feita em alumínio, desenhada e produzida de raiz pelo grupo, que permite ao utilizador jogar simuladores de corridas.

O segundo projeto, com o título “Bancada de trabalho e ferramentas”, foi produzido pelos alunos Marco Domingues, José Costa e Rafael Teixeira. Esta bancada, projetada e montada pelos alunos, utiliza materiais como aço e madeira e contém instalações elétricas.

Depois, os alunos João Pedro Fernandes, Luís Dias, Noé Cerqueira e Paulo Felicidade apresentaram o trabalho intitulado “Atrelado para matilha de caça maior”, um atrelado com capacidade para guardar cães de caça. Os alunos conceberam originalmente a estrutura e inclusivamente elaboraram peças especificas para aquele produto, tais como parafusos e dobradiças.

“Golo vitorioso do Euro 2016”, dos alunos Afonso Costa, Simão Peixoto e Victor Ferreira, foi o último projeto a ser apresentado na prova. Esta estrutura efetuada em POM, maquinada em CNC, com protótipos em impressão 3D, utilizando filamentos PLA, originalmente concebida pelos alunos, recria o mítico golo de Éder na final do Euro 2016, incluindo a estrutura das bacadas, os jogadores envolvidos na jogada e a trajetória da bola.

Sobre os projetos apresentados, Maurício Sousa, que já acompanhou provas de aptidão profissional em outras ocasiões, afirmou que “os projetos têm vindo a evoluir de uma forma sustentada, com acabamentos e detalhes muito pormenorizados”.

O representante da Bysteel elogiou o trabalho “dedicado” de alunos e professores, destacando estarem os estudantes muito bem preparados para enfrentar o mercado de trabalho ou prosseguir estudos.

Estas palavras foram corroboradas pelos restantes jurados, os quais se referiram em termos muito elogiosos ao trabalho desenvolvido pela EPATV.