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Provas de Aptidão Profissional de Mecatrónica Automóvel: ousadia marcou os projetos dos alunos da EPATV

Provas de Aptidão Profissional de Mecatrónica Automóvel: ousadia marcou os projetos dos alunos da EPATV

Perspetivas de empregabilidade dos finalistas são muito altas

Realizaram-se, a 6 de maio, as Provas de Aptidão Profissional (PAP) do curso Técnico de Mecatrónica Automóvel da EPATV. Os 18 finalistas apresentaram os seus projetos a um júri composto pelos professores Adelino Costa, Palmira Moreira e Francisco Gomes, pela diretora pedagógica, Sandra Monteiro, pelo representante do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte (SITE – Norte), Carlos Cruz, e pelo representante da Volvo Braga, João Tiago Silva, antigo aluno da EPATV.

A prova abriu com apresentação do projeto de Bruno Oliveira, Dinis Silva e Hélio Rocha que repararam uma moto Casal Boss, restaurando o motor minarelli que usa. O grupo demostrou aos jurados todo este processo que envolve diagnóstico, desmontagem, limpeza das peças e montagem, num processo elogiado por Adelino Costa pela atenção ao detalhe.

Na segunda prova, os alunos José Pires, Rodrigo Macedo e Tiago Rocha apresentaram uma bancada didática de sistemas de ignição. Trata-se de um suporte que demonstra um sistema de ignição elétrico indutivo que liga e desliga um determinado motor. O professor Francisco Gomes elogiou os alunos pela ousadia em escolher um tema “teoricamente difícil” de concretizar.

Depois, Pedro Moreira, Rafael Costa e Samuel Afonso trouxeram, como projeto de PAP, o restauro de uma Yamaha PW80, um motociclo com motor a dois tempos. Os alunos explicaram aos jurados como se realizou o processo de diagnóstico e reparação do motociclo, bem como os vários componentes do motor.

A eletrificação está cada vez mais presente no setor automóvel e esse foi o tema escolhido pelos alunos Alexandre Soares e Luís Gonçalves que apresentaram aos jurados uma bancada didática de uma moto elétrica. A estrutura revela, de forma prática, todos os componentes do veículo, sendo que os alunos de Mecatrónica Automóvel usaram o motor “brushless” como caso de estudo.

Os alunos Diogo Silva, Eduardo Azevedo, Gonçalo Martins e Diogo Fernandes realizaram, como prova final, a reparação e montagem do motor a diesel N47, usado em vários veículos da BMW entre 2007 e 2014. Para além de explicar o funcionamento deste motor, o grupo apresentou uma análise pormenorizada dos problemas que o veículo apresentava, seguido pelo processo de reparação, respeitando as recomendações do fabricante.

O último projeto a ser apresentando foi uma bancada didática de um motor a diesel com sistema de injeção por bomba, dos alunos Patrício Lima, Rodrigo Cerqueira, André Brandão e Duarte Oliveira. Os finalistas explicaram funcionamento da bomba de injeção que usaram no projeto, para além de criarem de raiz o suporte da bancada para motor, bateria e depósito, assim como a instalação do sistema elétrico que o compõe. No final da Prova de Aptidão Profissional, os jurados internos e externos colocaram questões aos finalistas examinando cada um dos projetos. Também deram os parabéns aos alunos finalistas pela ousadia de cada um dos projetos.

Neste momento, os alunos encontram-se em estágio em diferentes oficinas de serviço automóvel, sendo que muitos já tem já perspetivas de ingressar nessas mesmas empresas.