/
/
Provas de Aptidão Profissional de Cabeleireiro: arte e sustentabilidade marcaram os projetos

Provas de Aptidão Profissional de Cabeleireiro: arte e sustentabilidade marcaram os projetos

Os alunos do 3º ano do curso de Cabeleireiro da EPATV realizaram, a 27 de maio, as Provas de Aptidão Profissional. Neste ano letivo, foram apresentados projetos com uma vertente ambientalista e uma vertente artística, nomeadamente no desenvolvimento de “looks” formais, de desfile de moda ou que expressam causas.

A avaliar as provas esteve um júri constituído pela diretora pedagógica, Sandra Monteiro, o diretor de curso, Nelson Costa, a diretora de turma, Anabela Silva, e os jurados externos Maria Alice Dias, cabeleireira e formadora na EPATV, e Vera Silva, representante dos salões Vera Cabeleireiros.

Os alunos expuseram os projetos em grupo, desenvolvendo os respetivos objetivos e métodos de trabalho, e realizaram demonstrações práticas dos diferentes estilos que protagonizaram com a colaboração de colegas que serviram como modelos.

O primeiro projeto apresentado intitulava-se “Estilo moderno, Criatividade e Expertise dos Cabeleireiros Contemporâneos”, das alunas Barbara Ribeiro, Beatriz Martins, Leonor Costa, Liliana Fernandes e Tatiana Pinto. Para esta prova, as alunas apresentaram as tendências mais modernas de penteado através de cinco “looks”: uns mais práticos, que podem ser aplicados no dia-a-dia, e outros mais artísticos, caracterizados pela singularidade e ousadia. Para o efeito as alunas transformaram a sala de cabeleireiro numa “passerelle”, inspirado num desfile de moda.

O segundo grupo era constituído por Bruna Azevedo, Leonor Silva, David Abreu e Ana Sousa que desenvolveram um projeto com o tema “Sustentabilidade no cabeleireiro: a evolução dos penteados em geral num contexto ambiental”. Neste trabalho, foram identificados os diferentes tipos de coques (clássico e moderno) e a evolução ao longo da história deste estilo de penteado usado em ocasiões formais, tais como casamentos. O grupo teve em atenção a importância de cuidar da sustentabilidade ambiental num salão de cabeleireiro.

O último projeto a ser avaliado foi proposto pelas alunas Alice Araújo, Joana Sousa, Inês Barros e Marina Soares versando o tema “A evolução dos penteados de noiva em contexto da desflorestação e da visível destruição do nosso planeta”. O trabalho explorou as diferenças entre os estilos de penteados de noiva nos anos 70 e na atualidade, conjugando o tema com o impacto que a indústria cosmética tem no meio-ambiente. Nesse sentido, as alunas criaram um “look” de uma noiva nos anos 70 e de uma noiva moderna, expressamente artístico, como forma de chamar a atenção para a causa ambiental.

Em reação às Provas de Aptidão Profissional da turma de Cabeleireiro, Nelson Costa considerou que “foi o culminar de três anos de trabalho” e destacou o esforço que as alunas fizeram para realizar “uma boa prova”. No geral, o formador ficou satisfeito com os projetos apresentados e com a sua variedade.

A cabeleireira Vera Silva classificou as provas como “enriquecedoras”, o que revelou um grupo “com boas bases para o mundo do trabalho”, salientado a crescente evolução que a EPATV tem vindo a desenvolver.