/
/
PAPs: Empresas procuram eletrotécnicos da EPATV

PAPs: Empresas procuram eletrotécnicos da EPATV

Quase uma dezena de “projetos excelentes que exigiram um esforço redobrado por causa da pandemia” foram apresentados hoje, dia 10 de maio, pelos 22 finalistas do Curso Técnico de Eletrotecnia, na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV).

Esta é a síntese de Carlos Silva, Diretor do Curso, no final de uma manhã de apresentação de Provas de Aptidão Profissional (PAP) perante um júri que incluía Sandra Monteiro (Diretora Pedagógica), Carlos Marinho Silva (Diretor de Curso) Aurélio Machado, Sandra Guedes, Sara Vale (Diretora de Turma), Vítor Machado e Carlos Silva (Marco Monteiro, SMOV Energy Instalações Especiais).

Foi um dia emocionante para o antigo professor Vítor Machado: eram os “meus últimos alunos e quis deixar-lhes uma lembrança, personalizada, com o nome de cada um deles”. O atual Diretor do Curso, reconhece que a Eletrotecnia alcançou, com o “Prof. Vítor Machado, um prestígio grandioso ao ponto das empresas da região nos bombardearem com pedidos de finalistas. Se mais tivéssemos, mais estavam com emprego garantido, mas alguns, e bem, decidiram prosseguir estudos”.

Os finalistas entram agora na fase final dos estágios até 14 de julho. A maioria deles fica nas empresas onde estão a estagiar e outros seguem para o ensino superior.

Diogo Murça, Pedro Alves e Rafael Oliveira deliciaram o júri com a construção de um Parque de Estacionamento automatizado, e a mesma satisfação foi demonstrada após a construção de uma ponte móvel por Rodrigo Gonçalves e Rúben Martins.

Diogo Oliveira, Tiago Alves e Tomás Moreira mostraram aos juradas como se constrói uma máquina de compactamento de latas, enquanto Alexandre Martins, Miguel Antunes e Rafael Gonçalves mostraram a sua criatividade através de um manipulador fabril.

Uma rede de distribuição elétrica de baixa tensão foi criada por Jorge Silva, Nuno Silva e Tiago Lopes enquanto Diogo Costa, Diogo Esteves e João Paulo se divertiram com o seu carro controlado por aplicação de telemóvel.

A EPATV possui agora um novo sistema de videovigilância criado por José Matos, Pedro Silva e André Almeida e o Amaro Torrão e Rodrigo Campos construíram uma instalação eléctrica para um prédio de quatro apartamentos.