/
/
EPATV é a oliveira que simboliza valores europeus

EPATV é a oliveira que simboliza valores europeus

A plantação de uma oliveira — símbolo da paz — no recinto da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) celebrou o Dia da Europa, 9 de maio, na presença da presidente da Câmara Municipal.

O gesto executado pela autarca, Júlia Fernandes, e pelo Diretor da EPATV, João Luís Nogueira, na presença de várias dezenas de alunos da Escola assinalou a declaração de Robert Schumann, ministro francês dos Negócios Estrangeiros, a 9 de maio de 1950.

Mais uma vez, a EPATV demonstrou nas comemorações do Dia da Europa a sua face de Escola Embaixadora do Parlamento Europeu,  e de Antena de Informação Europe Direct Minho,  depois de ter participado na cerimónia do hastear da Bandeira da União Europeia frente aos Paços do Concelho de Vila Verde.

Nesta cerimónia, além das turmas do Curso Técnico de Estética (3.º ano) e de Design Gráfico (1.º ano) da EPATV, sob coordenação da prof. Palmira Moreira, participou a Academia de Música de Vila Verde que entoou o Hino da Europa. Esteve também presente o eurodeputado José Manuel Fernandes, que explicou o significado do Dia da Europa, como a celebração da Paz entre os 27 países que a compõem e explicitou alguns dos valores da União Europeia, “mais atuais que nunca”: liberdade, solidariedade e paz.

Também neste dia, em articulação com a Europe Direct Minho, todas as turmas da EPATV participaram com grande entusiasmo no jogo online “Conhecer a Europa”.

O dia prosseguiu durante a tarde, na Casa do Conhecimento, com uma sessão dinamizada pela Câmara Municipal, em que foram debatidos os valores da União Europeia, na qual participaram duas turmas da EPATV.