/
/
Natal na EPATV

Natal na EPATV

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) encerrou hoje, dia 18 de dezembro, as atividades do primeiro trimestre com atividades culturais e solidárias que se traduziram na recolha de uma tonelada de alimentos oferecidos pelos cerca de 700 alunos, professores e colaboradores para ajudar 52 famílias carenciadas.

Esta recolha de alimentos deixou o Diretor João Luís Nogueira com uma sensação mista de constrangimento — devida às limitações da Covid — e de felicidade — gerada pela fortíssima solidariedade que a EPATV revelou porque “é este espírito de união que mais nos reconforta” nesta “manifestação de amizade e de alegria”. “Esta faceta solidária e voluntária permite que as nossas famílias possam ter um Natal mais feliz e esta recolha constitui um grande momento da EPATV como Escola Inclusiva”.

SER ESCOLA SOLIDÁRIA É O NOSSO MAIOR TRUNFO

“Ser escola inclusiva é o nosso maior e melhor trunfo. Ser solidário é tão importante como saber apertar um parafuso e é uma grade marca que não podemos ignorar” … sustentou João Luís Nogueira.

O Diretor da Escola agradeceu “o excelente trabalho feito com os nossos alunos de que são prova os prémios conquistados em concursos externos”, dando o exemplo da Andreia Costa (Minho Young Chef Awards — MYCA) conquistado em Braga, no dia 17 de dezembro, na classe de Chefe de Sala e Bar, bem como o Prémio Território MYCA conquistado pelo André Sobral, na categoria de Cozinha, depois de terem vencido a prova na CIM Cávado.
Estes prémios externos— assegura João Luís Nogueira — “reconhecem a credibilidade e competência da Escola porque a nossa missão é realizar os sonhos dos nossos alunos e estes prémios trazem-nos a vontade de fazer mais e melhor”.

João Luís Nogueira concluiu com um apelo duplo: por um lado, “à celebração do animo e da coragem”, e, por outro, “à participação de todos na melhor forma de decisões para o futuro porque este está nas vossas mãos e não nas mãos do chefe”.

O programa abriu de forma estrondosa, com todos os alunos — nas suas salas de aula — a entoarem, ao mesmo tempo, a canção “A todos um bom Natal”, servindo de aperitivo para um espetáculo por um Sexteto de Sopros da Hymnus — empresa de produções artísticas com experiência de eventos corporativos e concertos — no hall de entrada da Escola.

A jornada não se resumiu a músicas, prémios e discursos, sendo marcada pela campanha de cabazes de Natal, organizada pelo Grupo de Voluntariado da EPATV, que são distribuídos na próxima semana às famílias carenciadas de alunos da EPATV— revelou o prof. José Dantas que, com a prof. Paula Costa, coordenou esta iniciativa que se consolida a cada ano que passa.

Após intervalo para almoço, seguiu-se a atuação do Sexteto de Sopros na abertura da cerimónia de troca de prendas, no Auditório da EPATV, seguindo-se a apresentação da música de natal do Centro Qualifica da EPATV.

A sessão incluiu a entrega de prémios do concurso de Quadras de Natal, cuja vencedora foi Paula Conceição Azevedo, formanda do curso EFA Cozinha. Aconteceu ainda a atuação do Centro Qualifica e a inauguração da exposição “Covid com Arte”, criada pelo prof. Rui Silva. A jornada encerrou com a atuação do Sexteto de Sopros.