/
/
MYCA: Margarida Azevedo arrecada dois prémios

MYCA: Margarida Azevedo arrecada dois prémios

Margarida Azevedo, aluna da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) arrebatou dois prémios, na área de Sala e Bar, dos MYCA’21 (Minho Young Chef Award), realizados, entre 8 e 10 de fevereiro, no Multiusos de Guimarães. A aluna da EPATV foi chamada duas vezes para receber os prémios de Melhor Serviço de Mesa e de Melhor Serviço de Vinho Verde.

A EPATV esteve representada também com outro finalista, Tiago Carvalho, na categoria de Cozinha, fazendo com que o balanço da participação da Escola de Vila Verde seja “positivo, pela experiência vivida, porque os alunos gostaram e as suas provas correram bem” — garantiu a prof. Olga Martins.

Na presença da vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, os prémios contemplavam pela primeira vez a categoria de Pastelaria, área que foi a grande vencedora, com Beatriz Coelho a ser eleita para representar o Minho na final europeia que se realiza na Noruega.

“Todos são vencedores mas há esta coisa nefasta de ter de escolher um” — sustentou a vice-presidente da Câmara Municipal de Guimarães.

O troféu entregue aos vencedores de cada categoria foi concebido por uma aluna do IPCA (Instituto Politécnico do Cávado e Ave), Mariana Oliveira. Os três dias de competição tiveram a supervisão do Chef António Loureiro, presidente do júri, que enalteceu a “qualidade das provas apresentadas, lembrando que, qualquer que seja a decisão do júri, o mais importante é que os participantes cresçam, enquanto profissionais, com estas iniciativas”, elogiando o trabalho das Escolas nestes “dois anos tão difíceis, ao conseguirem mais qualidade a cada ano que passa”.

“Foram três dias fantásticos pela evolução grande que elevou o nível da competição o que tornou muito difícil escolher porque saem todos a ganhar. Sintam-se muito orgulhosos do vosso trabalho. Vocês só têm futuro” — concluiu o Chef António Loureiro.

A surpresa da tarde foi protagonizada por Isabel Estrada Carvalhais, eurodeputada minhota do PS, que, através de videoconferência, ofereceu aos vencedores uma viagem ao Parlamento Europeu — “uma forma modesta de me associar a esta fantástica iniciativa”. Isabel Carvalhais elogiou o “sublime papel das escolas pela formação extraordinária que cria tantos jovens talentosos”.

O Concurso Minho Young Chef Awards teve a participação de 23 jovens de onze escolas de hotelaria e turismo das regiões do Cávado e do Ave e do Alto Minho, mas dois finalistas são alunos da EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde). Rafael Oliveira, CEO da Feel Agency (responsável pelo evento organizado pelo Consórcio Minho Inovação), notou que, “de ano para ano, há uma melhoria bastante acentuada na qualidade dos jovens. Há escolas que estão num nível muito avançado. As escolas estão muito próximas, a nível de qualidade, sinal que estamos a apostar na qualidade da formação. Temos jovens com um futuro bastante risonho pela frente”.