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Multiplier Event – School 4.0 – Innovation in VET

Multiplier Event – School 4.0 – Innovation in VET

Decorreu no passado 14 de outubro, na Universidade Católica Portuguesa, num Multiplier Event, a apresentação pública do Intelectual Output (IO) resultante do projeto nº 2018-I-PT OI-KA 202-O4774463, no âmbito do Programa Erasmus+, chave KA2, intitulado “School 4.0 -Innovation in VET”, do qual a Escola Profissional Amar Terra Verde foi coordenadora. Marcaram presença neste evento o Prof. Doutor Carvalho Guerra; o Sr. Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Dr. João Costa; o Sr. Diretor Geral da DGEstE, Dr. João Gonçalves; o Coordenador do projeto “PISA for Schools” em Portugal, Sr. Prof. Gonçalo Xufre; a Secretária do Conselho da EfVET, Dr.ª Marta Almeida Santos; o Sr. Deputado do Parlamento Europeu, Sr.º Eng.º José Manuel Fernandes, entre outras individualidades.

Todos os intervenientes louvaram o trabalho desenvolvido durante o projeto que resultou no E-book apresentado. O Sr. Diretor Geral da Dgeste, responsável pela apresentação do E-book, referiu ainda que encontrou no trabalho os 18 sentidos para a educação do futuro, exultando a todos os presentes a consultá-lo. De referir ainda que o projeto foi constituído por quatro escolas profissionais portuguesas, da “Rede Escolas 4.0”, os parceiros europeus da Dinamarca e Grécia, e EfVET da Bélgica (associação europeia das escolas profissionais), tendo como consultoria científica e pedagógica dois investigadores do Centro de Investigação em Desenvolvimento Humano (CEDH) e consultores do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME), da Universidade Católica Portuguesa, Porto, Portugal, mais concretamente o Prof. Doutor Joaquim Azevedo e a Prof. Doutora Luísa Orvalho.

O objetivo desta parceria transnacional foi coconstruir e publicar um Intelectual Output (IO), em língua portuguesa e inglesa, em suporte digital (e-book), que se constitua como um referencial teórico-prático inovador para ajudar os diferentes stakeholders a repensar e identificar as mudanças a introduzir nas práticas pedagógicas, organizativas e avaliativas, para se passar de uma escola tradicional, só com aulas presenciais, para uma escola do século XXI, “SCHOOL 4.0”.