/
/
Memória Descritiva – Eco Código

Memória Descritiva – Eco Código

Memória Descritiva – Eco Código

Os problemas ecológicos têm, inquestionavelmente, um poderoso impacto a nível global. Na verdade, a extensão dos danos ambientais já concretizados é tal que a sua compreensão e assimilação tornam-se difíceis para a maioria dos cidadãos. Por outro lado, e infelizmente, consiste numa temática normalmente evitada, seja por desinformação, seja por desconforto.

Todavia, a célebre citação “pequenos gestos, grandes mudanças” não é apenas um conjunto de palavras infundamentado. Pelo contrário, é assim, com simples mudanças de hábitos, que podemos fazer a diferença, sendo um dos mais importantes a informação e sensibilização social. Agir é importante, porém “plantar” uma semente é muito mais significativo, podendo alargar exponencialmente a dimensão da nossa ação.

Sem dúvida, é imperativo agir no dia de hoje, se pretendemos alterar o amanhã. As gerações futuras, milhões de vidas e de destinos, estão condicionadas pelas nossas ações. A sua qualidade de vida, os recursos de que podem usufruir, inclusivamente, a sua liberdade, estão dependentes do nosso altruísmo, da nossa consciência.

Deste modo, o Eco Código funciona como um veículo informativo através do qual podemos transmitir algumas medidas, conselhos e regras que as pessoas poderão adotar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do planeta e, por conseguinte, da própria sociedade.

O Eco Código da Escola Profissional Amar Terra Verde, em Vila Verde, compreende 12 frases (mandamentos) onde, para além de alguns conselhos gerais, estão presentes os temas-base (água, resíduos e energia), bem como a agricultura biológica, inserida como um dos temas do ano.

Com efeito, as frases foram elaboradas pelos alunos voluntários, envolvidos nas Brigadas Verdes, do curso de Técnico de Design Gráfico, em conjunto com as docentes Margarida Mota Lopes e Sara Pimenta, tendo por base preocupações da atualidade em que nos inserimos. No que toca aos elementos gráficos, o design do poster do Eco Código esteve a cargo dos referidos alunos, também como forma de praticarem as competências técnicas já leccionadas.

Efetivamente, o principal objetivo trata-se, então, da sensibilização da comunidade escolar, e local, para a mudança de atitude no dia-a-dia, optimizando uma consciência cívico-ambiental e contribuindo para minimizar, com pequenos gestos, os danos ambientais.

Professoras responsáveis: Margarida Mota Lopes e Sara Pimenta

Aluna: Marisa Silva

Vila Verde, Braga, 20 de junho de 2014