/
/
Jornadas Mundiais da Juventude: símbolos enamoraram jovens da EPATV

Jornadas Mundiais da Juventude: símbolos enamoraram jovens da EPATV

Os alunos da EPATV viveram, no dia 14 de fevereiro, uma manhã de enamoramento pelos símbolos da Jornada Mundial de Juventude (JMJ), que transportaram da Igreja Matriz de Vila Verde, para a Escola.

O cortejo, proporcionado pelos alunos da EPATV percorreu o centro da Vila, passando pela Câmara Municipal, Biblioteca Machado Vilela, do Bombeiro Voluntários e Central de Camionagem, com a participação de João Luís Nogueira, Diretor Geral, Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica, professores e colaboradores da Escola.

Foi uma eloquente jornada de divulgação que encheu as ruas de Vila Verde, perante o olhar de satisfação do Padre Artur Gonçalves, pároco de Vila Verde e de vários transeuntes.

Na frente, seguia o Ícone da imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, abrindo uma caminhada de afirmação – numa ação que tem envolvido milhões de jovens em todo o mundo -, seguida pela imponente cruz de madeira, com quase quatro metros, transportada pelos alunos até à EPATV.

No auditório da EPATV, decorreu um momento de oração, animado pelo Coro da Escola, composto por cerca de meia centena de alunos, sob direção do professor Marco Alves, e onde se reuniam o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Vila Verde, Bento Morais, e o Comandante da GNR de Vila Verde, o coordenador da visita dos Símbolos da JMJ no Arciprestado, Padre Sandro Vasconcelos, o coordenador da viagem nacional dos Símbolos, Padre Filipe Diniz.

Trata-se de um momento em que todos somos convidados a partir ao encontro dos que que precisam e destacou que a Cruz nos assegura que amar é dar a vida.

Por sua vez, o Coordenador Nacional não escondeu a sua alegria por aquilo que estamos aqui a viver. Dirigindo-se aos jovens da EPATV, afirmou: não digam Não a este acontecimento, acolhendo jovens que vêm de todo o mundo, na última semana de julho e participando nas JMJ em Lisboa.

Expostos à entrada da EPATV, ao princípio da tarde, os Símbolos partiram da EPATV para a Santa Casa da Misericórdia de Vila verde, sendo transportados pelos profissionais de saúde, acompanhados também pela comunidade educativa do Colégio Dom João de Aboim. Posteriormente, em Prado, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro procedeu à consagração de custódia eucarística, desenhada pelos professores Pedro Miranda e Ricardo Pinhão e executada pelos alunos do Curso Técnico de Metalomecânica (Variante de Maquinação e Programação em CNC) da EPATV.