Os alunos da EPATV viveram, no dia 14 de fevereiro, uma manhã de enamoramento pelos símbolos da Jornada Mundial de Juventude (JMJ), que transportaram da Igreja Matriz de Vila Verde, para a Escola.
O cortejo, proporcionado pelos alunos da EPATV percorreu o centro da Vila, passando pela Câmara Municipal, Biblioteca Machado Vilela, do Bombeiro Voluntários e Central de Camionagem, com a participação de João Luís Nogueira, Diretor Geral, Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica, professores e colaboradores da Escola.
Foi uma eloquente jornada de divulgação que encheu as ruas de Vila Verde, perante o olhar de satisfação do Padre Artur Gonçalves, pároco de Vila Verde e de vários transeuntes.
Na frente, seguia o Ícone da imagem de Nossa Senhora Salus Populi Romani, abrindo uma caminhada de afirmação – numa ação que tem envolvido milhões de jovens em todo o mundo -, seguida pela imponente cruz de madeira, com quase quatro metros, transportada pelos alunos até à EPATV.
No auditório da EPATV, decorreu um momento de oração, animado pelo Coro da Escola, composto por cerca de meia centena de alunos, sob direção do professor Marco Alves, e onde se reuniam o Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Vila Verde, Bento Morais, e o Comandante da GNR de Vila Verde, o coordenador da visita dos Símbolos da JMJ no Arciprestado, Padre Sandro Vasconcelos, o coordenador da viagem nacional dos Símbolos, Padre Filipe Diniz.
Trata-se de um momento em que todos somos convidados a partir ao encontro dos que que precisam e destacou que a Cruz nos assegura que amar é dar a vida.
Por sua vez, o Coordenador Nacional não escondeu a sua alegria por aquilo que estamos aqui a viver. Dirigindo-se aos jovens da EPATV, afirmou: não digam Não a este acontecimento, acolhendo jovens que vêm de todo o mundo, na última semana de julho e participando nas JMJ em Lisboa.
Expostos à entrada da EPATV, ao princípio da tarde, os Símbolos partiram da EPATV para a Santa Casa da Misericórdia de Vila verde, sendo transportados pelos profissionais de saúde, acompanhados também pela comunidade educativa do Colégio Dom João de Aboim. Posteriormente, em Prado, o Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro procedeu à consagração de custódia eucarística, desenhada pelos professores Pedro Miranda e Ricardo Pinhão e executada pelos alunos do Curso Técnico de Metalomecânica (Variante de Maquinação e Programação em CNC) da EPATV.