/
/
Grupo internacional ERASMUS+ de visita à EPATV

Grupo internacional ERASMUS+ de visita à EPATV

Grupo internacional ERASMUS+ de visita à EPATV

Ao abrigo do programa Erasmus+, ação KA2, a EPATV recebeu de 22 a 28 de Fevereiro um grupo de parceiros de diversos países ( Eslováquia, Polónia, Itália, Turquia e República Checa) para trabalhar com o projeto intitulado  “No enemies, violence – equal rights”, de acrónimo NEVER, e desenvolver atividades, metodologias que materializem uma atitude de abertura e tolerância em relação a um alargado leque de diferenças que permitam combater o preconceito e a xenofobia – sejam culturais, étnicas, de raça, religiosas, de estatuto financeiro, grau de  incapacidade, de género ou etárias. As escolas participantes do projeto evidenciaram grupos de indivíduos que se diferenciam, pelos motivos já referidos, da maioria dos estudantes.

O projeto perspetiva estimular a criatividade, valorizar a individualidade ou diferença e a sua aceitação, construir uma atmosfera de sã convivência isenta de violência, assim como, combater o isolamento social e o ostracismo. Assentar, também, no alicerçamento de um diálogo social entre grupos, prevenindo simultaneamente o abandono escolar prematuro – com origem na diferença, sendo estimulado em cada participante o desenvolvimento dos valores de empatia e tolerância social com base na etnicidade, religião ou raça. Concomitantemente fomentou-se igualdade e inclusão na educação e nos jovens mediante a partilha de experiências entre os países participantes.”

No primeiro dia realizou-se a receção institucional no Município de Vila Verde, onde a Drª Júlia Fernandes deu as boas vindas e falou um pouco sobre o concelho tendo convidado o grupo para o lançamento de um novo produto Namorar Portugal.

O programa durante a semana integrou várias visitas culturais a Braga e Porto, sendo o ponto alto o workshop de 4ª feira, dia 25, realizado no auditório da EPATV em Vila Verde, onde a abertura foi feita via digital pelo senhor eurodeputado José Manuel Fernandes e cuja temática do projeto foi discutida com vários parceiros da região desde a CPCJ, IPDJ, GNR, entre outros.

Este projeto tem a duração de 2 anos, durante os quais uma equipa de professores e alunos da EPATV também se irá deslocar aos países da parceria.

O programa ERASMUS+ financia a maioria das despesas de viagem e subsistência, dando a oportunidade a todos os parceiros europeus de se conhecerem melhor, em prol de uma Europa mais coesa e sustentável.

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208