/
/
Exposição Itinerante de Educação Financeira

Exposição Itinerante de Educação Financeira

A Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde foi palco da Exposição Itinerante de Educação Financeira, promovida pelo Projecto “Educação +” da responsabilidade da Caixa Geral de Depósitos (CGD), criado em parceria com a Universidade de Aveiro.

Durante 3 dias passaram pelo auditório da EPATV cerca de 1000 alunos, oriundos de vários estabelecimentos de ensino, entre eles, EPATV de Amares e Vila Verde, Escola Secundária de Amares e ainda alunos da Escola EB, 2,3 Dr. Nuno Simões de Calendário -Famalicão.

Destaque ainda para a única turma do ensino básico que aderiu a esta iniciativa, proveniente da escola E.B.1 do Eirado – Amares.

A brincar, as crianças aprendiam a contar os euros e a tomar as melhores decisões em matéria de finanças. Para os alunos do 3º ciclo do ensino básico, o objectivo era perceber onde gastar o dinheiro, escolhendo a compra mais acertada e “trabalhando” para obter o capital.

Para os mais velhos, alunos de secundário e público em geral, cada jogador entra na pele um “avatar”, com profissões tão diversas como serralheiro, professor ou DJ que vão gerir um orçamento durante 12 meses e eventualmente recorrer ao crédito para despesas pessoais e pequenos luxos como jóias, carro ou férias.

De salientar que esta oportunidade, única no distrito de Braga, só foi possível graças à Câmara Municipal de Amares, em particular a Dr.ª Sara Leite, Vereadora da Educação do município amarense, que ao assumir a recepção desta exposição itinerante, desde logo disponibilizou todos os meios ao alcance, em benefício das várias comunidades escolares do distrito.