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ERASMUS + capacita Técnicos do Centro Qualifica da EPATV

ERASMUS + capacita Técnicos do Centro Qualifica da EPATV

ERASMUS + capacita Técnicos do Centro Qualifica da EPATV

ERASMUS + capacita Técnicos do Centro Qualifica da EPATV

Durante uma semana, técnicas da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) tiveram a possibilidade de frequentar formação em Bruxelas, promovida pela Associação Europeia para a Educação de Adultos (EAEA).

Esta formação foi subordinada aos temas das Políticas e Práticas Europeias de Educação de Adultos e Organismos Europeus de Cooperação Internacional. As colaboradoras do Centro Qualifica, assim como a psicóloga estagiária do Serviço de Psicologia e Orientação tiveram oportunidade de conhecer práticas de 11 países europeus participantes na formação, assim como partilhar as suas experiências profissionais no que respeita às temáticas da formação.

A semana de formação em Bruxelas possibilitou também a realização de visitas de estudo a diferentes iniciativas promotoras da Educação ao Longo da Vida e realizou-se a propósito das mobilidades oferecidas por dois projetos europeus coordenados pela EPATV, o UPAEPRO- Percursos de Melhoria de Competências para Profissionais de Educação e formação de Adultos; e o projeto LEAF – Laboratório da Educação de Adultos no Futuro, ambos financiados pelo Programa Erasmus +. Assim, as participantes puderam usufruir de momentos conjuntos de reflexão, mas também oportunidades individualizadas para a discussão de diferentes temáticas, de acordo com o seu perfil profissional.

Ao longo da semana, existiu ainda espaço para uma reunião com a Direção Geral do Emprego da Comissão Europeia e a participação ativa na reunião do Grupo de Interesse do Parlamento Europeu dedicado à Educação ao Longo da Vida e cujas anfitriãs foram as eurodeputadas Julie Ward e Sirpa Pietikäinen, do Reino Unido e Finlândia, respetivamente. Nesta reunião, o aumento da cooperação entre os setores da educação formal, não formal e informal sai como recomendação de destaque. Entre outras, fica também a sugestão do reconhecimento efetivo das aprendizagens não formais e informais, frequentemente relegadas para segundo plano. O futuro do Programa ERASMUS + foi também abordado, sabendo-se que está previsto o aumento exponencial do financiamento disponível para a Educação de Adultos.

A semana de trabalho terminou com o planeamento da conferência internacional final do Projeto Percursos de Melhoria de Competências para Profissionais de Educação e formação de Adultos, que se realizará em Braga, a 8 e 9 de junho de 2020 e que prevê juntar cerca de 40 profissionais e dirigentes que farão o balanço da formação elearning que foi desenhada e tem sido implementada ao longo dos dois anos de duração do projeto; será ainda apresentado e lançado oficialmente um kit de materiais para as organizações que trabalham com Educação de Adultos, para a melhoria das competências dos profissionais e recomendações políticas.

Quanto ao Projeto Laboratório de Educação de Adultos do Futuro, este prevê ainda a realização de mais 22 mobilidades de pessoal no ano letivo corrente e constitui-se como um projeto para a capacitação de pessoal docente e não docente da EPATV em áreas específicas, depois de realizado um diagnóstico de necessidades de formação interno: Democracia e Digitalização, Metodologias para intervenção junto de trabalhadores mais velhos e Prioridades e Práticas nas Políticas Europeias de Educação e Formação de Adultos.

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