/
/
26º aniversário da EPATV

26º aniversário da EPATV

26º aniversário da EPATV

26º aniversário da EPATV

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), em Vila Verde, celebrou hoje, dia 27 de setembro, 26 anos ao serviço da juventude do interior minhoto. O dia abriu com uma sessão solene no auditório da escola, repleto de alunos que terminaram os seus cursos de Formação Profissional e Educação e Formação (CEF) no ano letivo transato, que foram saudados pela Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, na presença de Júlia Fernandes, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Vila Verde, e de João Luís Nogueira, Diretor Geral da EPATV.

O momento alto foi a entrega de diplomas, a começar pelos de mérito que foram entregues a Teresa Caridade, com a melhor nota dos cursos técnicos profissionais e Inês Machado dos CEF’s. Em seguida, os diretores dos cursos distribuíram os diplomas aos finalistas de Restaurante/Bar, Cozinha/Pastelaria, Pastelaria/Padaria, Eletrotecnia, Mecatrónica Automóvel, Mecatrónica, Manutenção Industrial, Produção Metalomecânica, Audiovisuais, Design Gráfico, Assistente Administrativo e Empregado Bar.

O Diretor Geral assegurou aos diplomados que a “escola, os vossos professores e as vossas famílias estão orgulhosos de vós”, mas lembrou que o “diploma não fecha a carreira académica. Apenas permite começar um novo ciclo, como aconteceu após a escola primária, o segundo e terceiro ciclos, porque hoje somos desafiados a estudar toda a vida, a aprender todos os dias”.

“Não deixem de ser exigentes onde quer que seja, pedindo respeito e transparência, fundamentais para vencer muitos desafios que ides ter pela frente” — desafiou João Luís Nogueira, pedindo aos finalistas que “não desliguem da escola. Têm via verde para vir aqui, sempre que precisarem”.

A concluir, o Diretor Geral desejou que “a vida vos sorria para que tenha valido a pena a vossa passagem por cá. Sejam felizes”.

A Vereadora da Educação do Município de Vila Verde começou por dizer que “é um gosto vir a esta escola” onde deu aulas há 26 anos, quando havia dois cursos. “Hoje — reconheceu — a EPATV tem 32 turmas. É um percurso notável com milhares de alunos a dar cartas no mercado de trabalho. Parabéns a todos os que contribuem para que esta escola esteja no pelotão da frente em Portugal e construa uma história de sucesso. Guardem este diploma com carinho!”

Ao ritmo da ISATUNA — Tuna Académica do ISAVE — foram cantados os parabéns à Escola, o Diretor repartiu o bolo de aniversário, regado com champanhe, numa cerimónia com o apoio dos alunos dos cursos de restauração.

Depois foi inaugurada a Expotécnica, na Casa do Conhecimento de Vila Verde, que exibe alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos da EPATV, nas suas Provas de Aptidão Profissional, alguns deles premiados pela CIM Cávado e além-fronteiras.

Para finalizar o dia, o Solar das Bouças, em Amares, acolheu o jantar de beneficência —realizado pela décima primeira vez — que reverteu a favor da Associação YAY – Educação em Inclusão. Mantém-se assim a tradição de uma iniciativa solidária em prol de uma Instituição Particular de Solidariedade Social da região.

A YAY — Educação em Inclusão resulta de uma parceria entre o Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) e o Núcleo da Associação Pais-Em-Rede de Braga, estabelecida em janeiro deste ano, para criar melhores condições para o dia a dia das crianças, jovens, adultos e famílias com filhos com deficiência/incapacidade, na cidade de Braga.

No mesmo jantar, estreitaram-se protocolos de cooperação entre os Bombeiros Voluntários de Vila Verde e os de Amares e o Grupo Amar Terra Verde. O desenvolvimento de “cooperação e atividades conjuntas com o objetivo de potenciar uma ação integrada e coordenada com vista à implementação de dinâmicas no âmbito da educação, da proteção civil e socorro e da solidariedade” constitui o alvo de um acordo de cooperação entre as duas Associações Humanitárias e o grupo detentor da EPATV e ISAVE.

O acordo possibilita o encaminhamento alunos e colaboradores dos Bombeiros para ofertas formativas do ISAVE e da EPATV, bem como a colaboração noutras atividades formativas, nomeadamente formação em contexto de trabalho e ações de formação na área da proteção civil, higiene e segurança no trabalho.

Dia da EPATV

Expotécnica 2019

Fotos

Fotos