/
/
EPATV participa no Seminário das Eco-Escolas

EPATV participa no Seminário das Eco-Escolas

As docentes Clara Sousa e Paula Costa participaram, nos dias 20 e 21 de janeiro, em Soure, no Seminário Nacional das Eco-Escolas. Após dois anos de pandemia, os professores reuniram-se, em Soure, para partilhar e atualizar ações na área da educação para o desenvolvimento sustentável.

O Eco-Escolas constitui-se atualmente numa “ferramenta” para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030), enfatizando a sua vocação de educação para uma cidadania responsável.

Os profissionais de educação tiveram oportunidade de assistir a vários painéis protagonizados por especialistas da área do ambiente, ter conhecimento dos vários desafios e projetos promovidos pelo Eco-Escolas (ABAE), participar em vários grupos de trabalho para troca de experiências e assistir a workshops temáticos.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, que se baseia numa metodologia designada de “Sete passos”, que incentiva a participação ativa das crianças e jovens, na tomada de decisões, e na implementação das diversas ações, as quais se enquadram maioritariamente em 5 temas: Biodiversidade: Preservar e Regenerar, Espaços Exteriores, Água, Resíduos e Energia.

O espaço teve um fluviário – uma mostra móvel do ecossistema dos rios — e uma Eco-Mostra, onde estavam representadas várias entidades.