/
/
EPATV içou bandeira Eco-Escola pela 11.ª vez

EPATV içou bandeira Eco-Escola pela 11.ª vez

EPATV içou bandeira Eco-Escola pela 11.ª vez

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) hasteou hoje, dia 5 de dezembro, a Bandeira Verde – Galardão Eco-Escolas, reconhecendo o trabalho de todos os que contribuíram para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade onde se insere.

A cerimónia do hastear da bandeira, coma presença da Vereadora Júlia Fernandes, da Câmara Municipal de Vila Verde, encerrou uma manhã dedicada ao meio ambiente.

João Luís Nogueira, Diretor Geral, destacou o facto da Escola, pelo décimo primeiro ano consecutivo, merecer a honra de manter esta bandeira que “muito nos orgulha e que simboliza o trabalho de todos em prol do ambiente”.

Para isso contribuíram, ao longo do ano 2017-2018 vários projetos que a EPATV apresentou e elos quais foi distinguida com o 1.º lugar no Eco-Painel dos alimentos, 2.º lugar para uma Eco-Ementa inovadora e 2.º lugar nos Eco-Cozinheiros, na temática da Alimentação Saudável e Sustentável.

A este propósito, citou Epicuro quando este filósofo grego nos aconselha a “agir como se ninguém nos estivesse a observar” e agradeceu o trabalho voluntário dos professores do Eco-Escolas que desafia cada aluno a querer saber o que “podem fazer pela escola para ela vos poder ajudar”.

A EPATV inscreveu-se pela primeira vez no programa Eco-Escolas no ano letivo 2007/2008 e desde essa data foi sempre galardoada com a Bandeira Verde, reconhecido pelas boas práticas ambientais que tem adotado com toda a comunidade escolar.

João Luís Nogueira lembrou que a EPATV é uma escola pioneira em Vila Verde, enquanto Eco-escola e “ir à frente é a nossa responsabilidade para ensinar outros, em parceria com instituições credíveis”

 Sandra Monteiro, Diretora Pedagógica, apresentou o prof. António Cunha e a sua paixão pela fotografia e pelo Parque da Peneda Gerês, através de uma mostra de 16 fotografias subordinada à água no PNPG e seu impacto na paisagem. António Cunha mostra-nos imagens de lagoas, rios, ribeiras e albufeiras.

António Cunha apresentou dois vídeos alusivos à proteção do ambiente, um deles sobre a Mata da Albergaria no Parque Nacional realizado pelos alunos de Multimédia, liderados por Fátima Silva e Luís Dias.

Sandra Monteiro apresentou o vídeo da atividade Ciclofloresta-realizada no dia 15 de novembro para assinalar a importância da proteção da floresta pelos mais novos, em várias escolas de Vila Verde, acompanhados do Girito.

Seguiu-se uma excelente palestra por António Vivas, Engenheiro Florestal, Chefe de Divisão dos Espaços Verdes da Câmara Municipal de Braga e ex-Coordenados da Prevenção Estrutural do ICNF, onde realizava a ponte entre os Municípios do distrito e a Proteção Civil.

António Vivas elucidou o auditório cheio sobre as ervas e plantas originárias da nossa terra, como castanheiro, sobreiro, azinheira, carvalho, urze, teixo, etc.

Vasco Ferreira, Biólogo Marinho, encerrou a manhã com uma palestra sobre a biodiversidade marinha, no Litoral Norte de Portugal. Este dinamizador de vários projetos relacionados com o mar e consultor da Câmara Municipal de Esposende no âmbito do Observatório Marinho de Esposende abordou os riscos de perda da biodiversidade marítima num país em 97% do seu território é mar.

IMG_6208

IMG_6208