/
/
EPATV ensina a cuidarmos do cabelo natural e justamente

EPATV ensina a cuidarmos do cabelo natural e justamente

Os alunos do segundo ano do Curso Técnico Profissional de Cabeleireiro e Esteticista da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) conheceram hoje, dia 9 de Março, uma nova forma de tratar os cabelos com produtos vegan e pautada pelo comércio justo.

Tudo aconteceu numa sessão de esclarecimento e divulgação da Authentic Beauty Concept, uma marca criada por um conjunto de cabeleireiros para começar um novo caminho para a beleza autêntica, dinamizada pelos prof. Nelson Costa e Maria José Falcão, com a participação de Nuno Santos.

O representante desta marca alemã, líder mundial de produtos vegetais, sustentou que a ABC (Authentic Beauty Concept) utiliza 98% de produtos naturais, não faz testes em animais e promove o comércio justo que beneficia os produtores, num forte compromisso de sustentabilidade, através da poupança de água, de energia e promoção de comportamentos saudáveis.

As embalagens — em PCR — são quase totalmente recicláveis e os produtos Authentic Beauty Concept são formulados com uma combinação especial de extratos naturais purificados. Por exemplo, a gama de produtos Hydrate para cabelos secos contém extrato de manga e extrato de folha de manjericão. A manga é conhecida por ser rica em antioxidantes, vitaminas e minerais. O manjericão, por sua vez, pelas propriedades anti-inflamatórias. 

Este fator sustentável é cultivado pelos agricultores da Iniciativa de Guar Sustentável (SGI), desde 2017. O SGI promove práticas sustentáveis entre 3.000 agricultores de guar em vinte aldeias nas regiões do Rajastão, Índia. Neste projeto, os agricultores – 25% dos quais mulheres – são formados em sementes, cultivo e colheita de plantas guar da forma mais sustentável e produtiva, em condições de trabalho justas.

Authentic Beauty Concept consegue ser vegan em 28 das 31 fórmulas e continua a trabalhar para que as restantes três se tornem totalmente vegetais. 

Nuno Santos destacou o Champô Purificante, para todos os tipos de cabelo. A fórmula, com extrato de arroz violeta de comércio justo, de origem no Sudeste Asiático, ajuda a absorver a gordura e as impurezas do cabelo e do couro cabeludo. Esta sessão foi enriquecida com a prova de produtos da ABC.