/
/
EPATV em Bruxelas na decisão sobre o futuro do Programa ERASMUS +

EPATV em Bruxelas na decisão sobre o futuro do Programa ERASMUS +

EPATV em Bruxelas na decisão sobre o futuro do Programa ERASMUS +

EPATV em Bruxelas na decisão sobre o futuro do Programa ERASMUS +

A EPATV foi uma das quatro instituições portuguesas que, a convite da Agência Nacional ERASMUS+ Educação e Formação, teve a oportunidade de participar na Conferência Europeia “Cocriando o Programa Erasmus + e Corpo de Solidariedade” que ocorreu no passado dia 28 e 29 de janeiro de 2020.

Esta conferência, organizada pela Comissão Europeia em Bruxelas, teve como objetivo principal reunir cerca de 700 representantes dos diferentes setores de educação, beneficiários do Programa ou não, organizações da sociedade civil, agências nacionais, entre outros, e apresentar as principais ideias impulsionadoras do novo Programa, que deverá ser lançado até ao início do próximo ano.  Os participantes tiveram a oportunidade de experimentar uma mistura de sessões plenárias e temáticas, focadas nas principais atividades dos programas Erasmus + e do Corpo Europeu de Solidariedade, fazendo um balanço das realizações até agora e olhando para o futuro com propostas de melhoria e melhores práticas.

Neste evento, cuja sessão de abertura foi realizada pela Comissária para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, Marya Gabriel, foram muitas as oportunidades para obter novas informações e aperfeiçoar os mecanismos de suporte e os aspetos técnicos da implementação destes dois Programas de sucesso. As discussões tiveram como base o trabalho realizado durante o intenso processo de cocriação dos últimos anos.

Para além das sessões de trabalho, os participantes tiveram ainda oportunidade de realizar novos contactos e experienciar atividades culturais que complementaram a agenda.

Uma das principais conclusões do evento, e bastante aclamada pelos participantes está relacionada com a necessidade da simplificação dos processos e das plataformas utilizadas para candidatura e para a gestão de projetos, em particular, reduzindo a documentação em papel e contribuindo, desta forma, para um Programa Erasmus+ “mais verde”.  A sessão de encerramento esteve a cargo da Diretora para a Juventude, Educação e Erasmus + da Direção Geral para a Educação, Juventude, Desporto e Cultura, Sophie Waterschoot.

De Portugal, viajaram Cristina Gaboleiro, Isabel Joaquim e Lurdes Monteiro, por parte da Agência Nacional Erasmus + Educação e Formação; Fernando Oliveira, da Escola Básica e Secundária da Madalena, ilha do Pico, Açores; Joana Galvão, da Câmara Municipal de Torres Vedras; Cristina Palma, do Instituto Politécnico de Beja e Susana Oliveira, por parte da Escola Profissional Amar Terra Verde.

Se se interessa por esta temática e gostava de participar no curso online que iremos promover, fique atento, em breve daremos mais informações.