/
/
EPATV-Eco-Escola de cheiros e sabores !

EPATV-Eco-Escola de cheiros e sabores !

EPATV-Eco-Escola de cheiros e sabores

A EPATV orgulha-se de ser uma Eco-Escola, e como tal hasteou a Bandeira Verde, no passado dia 7 de novembro, como símbolo de ecologia e sustentabilidade, associando-se ao World Day of Action, comemorado em mais de 60 países de todo o mundo.

Este evento contou com a presença do vereador do Ambiente do Município de Vila Verde, Patrício Araújo, que cumpriu o nobre gesto de erguer o símbolo de uma Eco-Escola, juntamente com o Diretor da EPATV, João Luís Nogueira.

A comunidade escolar escutou depois as palavras do diretor, que salientou que «a escola não é só para estudar, não é só para brincar, mas também para ter uma responsabilidade ecológica e ambiental».

No momento seguinte, rumou-se à Inauguração do Jardim de Aromáticas, um projeto desenvolvido por alunos, repleto de uma variedade de cheiros e sabores, oriundo das ervas aromáticas, intitulado “Aromatizar a Terra Verde”.

Foi no Auditório da EPATV que se conjugaram sentidos com informação, através de um workshop tendo  como  palestrante, a nutricionista Patrícia Rodrigues da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde, a empresa “Aromáticas Vivas” a maior produtora de ervas aromáticas com certificado de produção biológica, o empresário Carlos Silva com o projeto inovador em turismo do Hotel do Mezio em que esclareceram a plateia sobre os benefícios de determinadas ervas aromáticas e onde estas são mais utilizadas. Enquanto a sala se perfumava, o Chef Vinagre confecionou vários pratos com salsa, coentros, alecrim, entre outras ervas aromáticas autóctones, que resultaram num saboroso Risotto de Bacalhau e de Gambas e Bolo de Coentros, com compota de abóbora.

A manhã terminou com um almoço especial, elaborado e servido pelos alunos dos cursos técnicos de Restauração de Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar, contando além dos presentes com a presença da vereadora da Educação, Júlia Fernandes e do empresário António Santos.

O diretor da EPATV ofereceu um Livro dos 20 Anos d´Amor e Paixão da EPATV aos palestrantes e agradeceu a todos os colaboradores neste projeto, em particular aos professores Paula Costa e José Dantas pelo empenho na organização deste dia tão especial.

  

Fotos