/
/
EPATV é Escola PISA 2022

EPATV é Escola PISA 2022

No dia 23 de março, entre as nove e as treze horas, na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV), quarenta e oito alunos, do primeiro ano, de nove cursos profissionais e dois alunos do Curso Educação e Formação, realizaram o teste PISA 2022, o que corresponde a uma taxa de participação de noventa e quatro por cento, valor muito acima da média nacional.

De referir que o PISA – “Programme for International Student Assessment” , é desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), e pretende avaliar se os alunos de 15 anos (idade que corresponde ao final da escolaridade obrigatória, em muitos dos países participantes) estão preparados para enfrentarem os desafios da vida quotidiana. 

Na logística da aplicação do teste PISA 2022 estiveram envolvidos os professores Carla Veloso, Maria de Fátima Pimenta, Palmira Moreira e Pedro Arantes, que, previamente, realizaram formação ministrada pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE).

O teste PISA 2022 foi realizado numa plataforma digital disponibilizada pelo IAVE e estava dividido em dois momentos. No primeiro, os alunos foram avaliados nos três domínios (matemática, leitura e ciências), através de dois cadernos, cada um com duração de sessenta minutos. No segundo momento, os alunos responderam a dois questionários, um sobre as suas vivências e outro sobre a literacia económica, com a duração de quarenta e cinco minutos.

Esta é uma atividade enriquecedora para os alunos da EPATV!