/
/
Amália: Discos do Mundo em exposição na EPATV

Amália: Discos do Mundo em exposição na EPATV

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) tem o privilégio de acolher, até 30 de abril, uma exposição discográfica de Amália Rodrigues que retrata o seu percurso artístico desde o primeiro disco, de 1945, até ao último, editado em 1990.

Com entrada livre, a exposição organizada pela Tradisom tem por tema “Sinais de uma vida nos sulcos do vinil” e mostra a universalidade do percurso da grande cantora portuguesa expondo capas e alguns dos seus discos de vinil editados por todo o mundo e recolhidos por José Moças.

Na abertura da mostra, o Diretor da Escola, João Luís Nogueira, desejou que a mesma “desperte a sensibilidade dos alunos para o trajeto da artista que mais projetou Portugal mundialmente e foi uma cidadã solidária, protegendo muitos portugueses que, antes do 25 de abril, foram vítimas da perseguição da PIDE”.

Comissariada por José Moças, a exposição é composta por treze painéis com capas dos discos e descrições biográficas da grande cantora portuguesa e João Luís Nogueira não esqueceu o “privilégio que constitui receber uma mostra que tem um caráter único”.

Por sua vez, José Moças sublinhou o facto de Amália ter atuado nos maiores palcos mundiais, daí resultando a edição de discos por todos os continentes atingindo mais de seis centenas de registos fonográficos de que se apresentam, agora, as edições mais significativas.

O líder da Tradisom — que se dedica à edição, estudo e divulgação de música tradicional portuguesa — lembrou Ramiro Guinazu, um jovem argentino “apaixonado pela obra de Amália Rodrigues, a maior voz da história da música portuguesa”, e que partilha consigo a autoria dos textos da exposição.

Tendo já estado patente ao público em Bragança e Oliveira de Azeméis, a mostra – que a pandemia de Covid-19 impediu de circular pelo país – pode ser visitada entre as 09h00 e as 17h00 até final do mês de abril.

Uma oportunidade a não perder.