/
/
EPATV e ERASMUS +, uma ligação permanente

EPATV e ERASMUS +, uma ligação permanente

Decorreu hoje mais uma reunião transnacional do projeto UP-AEPRO – Melhoria das competências dos profissionais de Educação de Adultos, reunião realizada online devido à situação de pandemia que ainda atravessa a Europa. Este projeto ERASMUS + é coordenado pela EPATV e está no seu segundo ano de implementação, prestes a concluir as suas atividades e produtos. Durante os dois anos em que decorreu, a parceria desenvolveu um curso à distância para os profissionais de Educação de Adultos, sobre metodologias e práticas com grupos mais desfavorecidos socialmente. Prepara-se agora a conferência final do projeto, que será realizada também em formato online e à distância, considerando as restrições necessárias nesta fase. Esta conferência deverá ocorrer em novembro deste ano.

As adaptações que foram observadas neste projeto foram/ são uma constante nos vários projetos que a EPATV tem a decorrer. No total, a EPATV está a desenvolver em simultâneo cerca de 15 projetos, nos setores da Educação Escolar, Ensino Profissional e Educação de Adultos. Todos estes projetos sofreram as necessárias adaptações para que pudessem continuar plenamente operacionais ao longo dos últimos meses, nomeadamente, através do cancelamento de todas as reuniões presenciais e agendamento de reuniões e formações à distância, envolvendo quer os professores e restantes técnicos, quer os estudantes. Esta flexibilidade e capacidade de adaptação permitiu que a EPATV pudesse continuar a trabalhar em soluções que melhoram os seus processos de ensino-aprendizagem nas diferentes áreas de atuação, através do desenvolvimento de soluções e métodos que são pensados em conjunto com os mais de 100 parceiros internacionais com quem vamos trabalhando.

Conscientes dos princípios do Programa ERASMUS + e dos desafios que os próximos tempos nos apresentam, são eles nos motivam a continuar e a fazer mais e melhor diariamente, encarando este tempo como uma oportunidade para repensarmos e relançarmos a nossa estratégia de internacionalização.