No dia 24 de junho, os parceiros ligados ao projeto Erasmus + FutureLab AE reuniram, mais uma vez, online, para discutir alguns aspetos relacionados com a organização dos próximos eventos.
Relembramos que este projeto se centra em dois pilares – a democracia e a digitalização – e procura refletir sobre os principais desafios enfrentados na Europa ao nível dessas duas temáticas. O foco deste projeto baseia-se na ideia de que a Educação de Adultos tem um papel a desempenhar na forma como essas temáticas são trabalhadas, quer pelos educadores de adultos, quer pelas organizações. Esta parceria europeia é coordenada pelo Institut National de Formation et de Recherche sur l’Éducation Permanente (INFREP), com sede em França, em articulação com a European Association for the Education of Adults (EAEA), integrando também este consórcio a EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde), a UEF (University of Eastern Finland) e outras organizações de vários países: KVS – da Finlândia, AIVD – da Eslováquia, VHS – da Austria, Aontas – da Irlanda e SVEB – da Suíça.
Este projeto, iniciado em 2018, e com uma duração de três anos encontra-se, assim, numa fase já bastante avançada, tendo sido já realizados vários eventos, nomeadamente um workshop, em Helsínquia, Finlândia, em dezembro de 2019 e um curso online, que decorreu durante os meses de abril, maio e junho deste ano. Ambos os eventos abordaram a questão dos desafios que a digitalização coloca aos adultos, às comunidades e à sociedade em geral e como a educação de adultos pode ser um instrumento para resolver esses mesmos desafios.
Infelizmente, a situação vivida atualmente em todo o mundo tem vindo a colocar em questão alguns dos eventos previstos para esta segunda parte do ano de 2020, nomeadamente o encontro europeu a decorrer em Bratislava, Eslováquia – cuja alternativa poderá ser a participação online – e o workshop previsto para dezembro, em Dublin, Irlanda – centrado na questão da democracia e a Educação de Adultos. Este último encontra-se também em análise, ficando os parceiros a aguardar o desenvolvimento da situação pandémica; no entanto, foram desde já discutidas alternativas, nomeadamente a possibilidade de adiar o workshop para início de 2021. Outra hipótese apresentada seria a realização online do workshop, solução essa que se apresenta como um último recurso. O projeto visa também a elaboração de um guia para educadores de adultos de forma a inspirá-los a adaptar as suas metodologias, optando por uma abordagem orientada para a mudança, no domínio da democracia e da digitalização, que tem publicação prevista para meados do ano de 2021.
Este é um dos 5 projetos ERASMUS + com o foco na Educação de Adultos que a EPATV se encontra a desenvolver. Para além deste, a EPATV conta ainda com mais 10 projetos nos restantes setores de Educação e Formação, todos eles envolvendo a comunidade escolar: pessoal docente, não docente, alunos e aprendentes adultos. Se quer saber mais, contacte-nos, www.epatv.pt!