/
/
EPATV: Design gráfico celebrou a criatividade

EPATV: Design gráfico celebrou a criatividade

Realizou-se, no dia 8 de julho, na Escola profissional Amar terra Verde (EPATV), as Provas de Aptidão Profissional (PAP) dos quinze finalistas do Curso Técnico de Design Gráfico, com aplauso para todos de todos os membros do júri: Sandra Monteiro, diretora pedagógica; Fátima Pimenta, diretora de curso e professora orientadora; Ricardo Cabral e Ana Luís Nogueira, professores acompanhantes do projeto; Daniela Matos, diretora de turma; e o convidado Raúl Peixoto, ADN Agency. Foi um dia de celebração da criatividade.

A jornada de oito horas encerrou com chave de ouro: Diana Abreu e João Costa — uma dupla tímida— colocou a cereja no topo de um bolo que constitui a sagração da criatividade deste curso da EPATV.

Esta dupla oriunda de Amares e de Rio Caldo apresentou a proposta de um jogo digital — www.elfernthegame.itch.io/elfern — para o qual elaboraram texto e grafismo, partindo de uma escrita manual, seguindo-se a escrita digital e depois a codificação. É um trabalho espantoso com 32 personagens criadas, com doze expressões diferentes, no mínimo, às quais acrescem 64 expressões do personagem principal (PK). Este jogo inclui a descrição dos personagens, cenários trabalhados pelos dois e é divulgado através de crachás. “Nunca me aconteceu ter um trabalho de tanta maturidade e qualidade. É pena que a EPATV — como comunidade — não faça ideia do trabalho gigantesco que fizestes em três anos. Que orgulho tenho de vós” — disse o professor Ricardo Cabral.

A manhã abriu com a PAP de Thomas Barbosa Rodrigues, vindo de Carreiras (S. Miguel), que apresentou uma marca de roupa que pretende renovar o estilo urbano do graffiti, masculino e feminino, que incluiu a elaboração de um catálogo, website, com o lema  Streetwear never dies. Além dos modelos, Thomas Rodrigues, apresentou também um saco de embalagem, um vídeo que levou Sandra Monteiro, Diretora pedagógica, a desabafar: “este projeto não pode ficar nesta sala”.

Iara Fonseca (de Terras de Bouro) e Vanessa Matos (de Amares) mostraram ao júri várias coleções de t-shirts inspiradas nos Lenços de Namorados, com bordados alusivos aos planetas, flores e mar integradas na marca Natincor. Tudo foi feito à mão e o projeto inclui um saco de pano, cartão de visita, envelope, código QR com ligações para as redes sociais.

Por sua vez, Mário Ferreira, de Carreiras (S. Miguel), cujo trajeto de vida emocionou os jurados, apresentou uma loja online que nasceu com desenhos e evoluiu para o design e fabrico de porta-chaves, elaboração de cartazes, vídeos, telas, logótipos, panfletos e retratos a carvão, os quais são vendidos com apoio do Instagram. Este jovem, com uma doença pulmonar que exigiu um transplante “não deitou a toalha ao chão nem encarnou o papel de coitadinho e transformou a sua doença numa bela oportunidade” — sublinhou Raúl Peixoto, da ADN Agency, reforçando ainda: “vamos ouvir falar muito de ti”.

Da Loureira, Vila Verde, veio a Maria Inês Ferreira, autora da Minês, uma marca de roupa feminina, apresentando cartão de visita, etiquetas com duas cores, embalagem própria para as coleções de constelações e do universo, através de uma proposta simples, mas distintiva que pode ser apreciada no site e no Instagram.

Da Loureira veio também o Hugo Araújo que formou, com Luís Pedro Silva (de Vilarinho), uma dupla de luxo para apresentar uma marca de roupa — Hunilu — que deixou o júri boquiaberto. Criaram várias t-shirts com frases diferentes, alusivas a uma vida positiva, inseridas num cilindro, numa aposta na sustentabilidade ambiental, apresentando também um vídeo promocional. É uma proposta com história, conceitos e valores potentes. “Quando olho para vós, eu vejo design” — sustentou a prof. Fátima Pimenta, porque “fizeram uma ótima equipa e ideias não vos faltam”.

João Magalhães é um dos dois finalistas vindos de Valdozende, Terras de Bouro. Vestiu o avental e apresentou a sua loja de café — Coof —  através de um projeto que inclui logótipo, vestuário para os empregados, embalagens ecológicas, autocolantes e QR com a ementa da loja que pode ser consultada no Instagram. A apresentação da PAP teve um pequeno luxo: um intervalo para servir um café com bolachas. Os detalhes da proposta incluem dispensador de guardanapos, balcão decorado com as cores da marca e letreiro exterior.

Voltemos a Terras de Bouro para disputar com Leandro Silva e com a Patrícia Silva, de Gême (Vila Verde), um jogo de tabuleiro, O Renascer da espada. Trata-se de um tema medieval, com peças impressas em 3 D, que nos falam de quatro Reinos (Água, Terra, Elétrica e Fogo) que lutam para conquistar os outros reinos, liderar o planeta e escravizar outras nações. Sosseguem, porque é apenas um belíssimo jogo de 18 cartas, lançadas por um dado piramidal, mas espantem-se porque este jogo “aproveita o talento e criatividade de duas pessoas diferentes que conseguem um resultado fantástico que vai desde a criação de regras, de uma história, criação de figuras e espadas”. Trata-se de uma criação fantástica que poderá despoletar um torneio inter-turmas — como foi sugerido pela prof. Ana Luís Nogueira.

De Prado sai uma proposta de canoagem, através de João Manuel Alves Carneiro, na ótica de lazer e ocupação dos tempos livres, utilizando as canoas, gaivotas e insufláveis. Esta proposta pressupõe a criação de uma empresa, com uma carrinha de nove lugares, parcerias com escolas, IPSS e Centros de Estudo, aquisição de terreno e construção de sede. A divulgação inclui canecas, sacos, t-shirts e bonés, bem como outdoors e Mupi’s, um site e QR.

Paulo Araújo, de Valdozende, trouxe uma obra de encanto, com desenhos talentosos que acompanham os poemas todos de Mensagem de Fernando Pessoa, num livro feito à mão, com capa costurada. Joana Simões veio de S. Vicente da Ponte (Amares) para apresentar a sua proposta de sacos ecológicos de linho com ilustrações coloridas criando a marca BagLogic, com mensagens em inglês. É um ternurento combate ao uso do plástico, “com beleza e simplicidade, amiga do ambiente e agradável à vista”. O projeto incluiu etiquetas, cartões, catálogo, redes sociais.