/
/
Educação de Adultos em debate, hoje, na EPATV

Educação de Adultos em debate, hoje, na EPATV

Decorreu hoje, dia 8 de julho, num ambiente de partilha e de reflexão, o evento «A Educação de Adultos orientada para a mudança: de uma perspetiva local para uma dimensão europeia», organizado pela Escola Profissional Amar Terra Verde (e representada nesta conferência por Rosa Vieira e Francisca Borges) e enquadrado no projeto Erasmus+ FutureLab AE no qual a EPATV é parceira.

Após uma apresentação do projeto FutureLab AE e dos resultados intelectuais já desenvolvidos pelo consórcio no âmbito do mesmo, vários projetos locais e comunitários  (a Associação PELE, o projeto «Som da Rua», o projeto «GIRO», a Associação iCreate e o projeto «A Avó veio trabalhar») serviram de mote para a reflexão sobre a importância da Educação de Adultos e da sua dimensão comunitária na transformação das comunidades e dos territórios aprendentes.

Numa análise prospetiva sobre o trabalho e as políticas públicas de Educação Permanente, a Professora Fátima Antunes, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, deixou uma chamada de atenção para os desafios que ainda é preciso superar para implementar políticas públicas de Educação de Adultos consistentes e que valorizem a dimensão do desenvolvimento humano e social.

A EPATV congratula-se com o sucesso da iniciativa, agradecendo de forma calorosa a todos os intervenientes quer na apresentação dos projetos, quer aos cerca de 100 participantes que contribuiram para a reflexão conjunta e partilhada.

O projeto FutureLab AE tem o seu término previsto para agosto 2021 e todos os documentos produzidos estarão disponíveis neste site a partir dessa data.