/
/
EPATV debate violência sob lema “Amo-te… mas”

EPATV debate violência sob lema “Amo-te… mas”

As alunas do 1.º ano do Curso de Esteticista e do Curso de Cabeleireiro da EPATV (Escola Profissional Amar Terra Verde), foram desafiados, no dia 26 de outubro, a trabalharem temas em conjunto e de forma interdisciplinar, com uma palestra sobre a violência nas relações humanas intitulada “Amo-te… mas”.
Um estudo nacional recente demonstra que 67% dos/as jovens não consideram violentos, no namoro, o controlo, a perseguição, a violência sexual, psicológica, através de redes sociais ou física.

A palestrante foi Inês Morais, formada no Instituto Português de Psicologia, com especialização avançada em psicologia cognitivo-comportamental na infância e adolescência e pós-graduada em neuropsicologia do adulto.
Foi possível visualizar os resultados preocupantes do relatório anual do estudo nacional sobre violência do ano 2020, feito a jovens de ambos os sexos do 7.º ano ao 12.º ano, com a idade mínima de 11 anos e máxima de 21 anos.
Esse relatório indica que:
-Mais, 58% dos/as jovens que já namoraram reportaram terem sofrido um dos comportamentos de violência questionados, sendo que 30% das raparigas e 20% dos rapazes foram insultados pelos respetivos companheiros;
-Acresce que 25% das raparigas e 20% dos rapazes já foram proibidos e estar/falar com amigos/as durante a relação e a legitimação é quatro vezes superior nos rapazes relativamente a “comportamentos de violência sexual, nomeadamente, o pressionar para ter relações sexuais”.
Inês Morais forneceu todas as informações necessárias para alertas e contactos dos serviços de informação do apoio às vitimas de violência doméstica e todos os alunos participaram ativamente num debate, mostrando como é importante participarmos com afinco neste tipo de iniciativas, tendo alguns partilhado as suas experiências pessoais e esclarecido algumas dúvidas.
A violência em todas as vertentes permitiu conhecer todos os tipos de violência, os perfis de relação abusiva, as relações saudáveis e não saudáveis e suas características.