/
/
EPATV: arrancam Encontros de Eletricidade e Energia

EPATV: arrancam Encontros de Eletricidade e Energia

Realizou-se hoje, dia 27 de outubro, a primeira jornada dos Encontros de Eletricidade e Energia, que se prolonga nos próximos meses e envolve os alunos de quatro cursos na Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV): Cursos de Eletrónica, Automação e Computadores, Refrigeração e Climatização, Mecatrónica e Eletrotecnia.

Nesta primeira jornada, dentro das regras de segurança, participaram os alunos de Eletrotecnia, tendo como oradores os prof. Aurélio Machado e José Dantas. O primeiro abordou a temática da energia solar, enquanto o segundo abordou a segurança na Internet.

Aurélio Machado recuou aos tempos de Arquimedes para nos falar do primeiro encontro do ser humano com o sol, através de vidros aquecidos pelo sol para atacar navios inimigos romanos, no ano 240 a. C., viajando depois por Salomon de Coux, Lavoisier e Frank Schuman, tendo este criado os primeiros painéis solares.

Este docente não esqueceu o nosso Padre Himalaya, criador do Pirelióforo, em 1904, antes de se debruçar sobre as tecnologias que nos anos oitenta aproveitaram melhor a energia solar.

Por sua vez, o prof. José Dantas surpreendeu os alunos com um elucidativo documentário Ted sobre os “Hackers na Internet” e os seus benefícios para a humanidade, na perspetiva de Helen Elazari.

Os “piratas” são uma necessidade para a humanidade porque revelam as fragilidades dos sistemas informáticos, têm um poder incontrolável e lutam pela liberdade na “net”. É uma perspetiva positiva da atividade dos “hackers” contra a prepotência dos estados e de multinacionais, contribuindo para melhorar a segurança dos sistemas na internet.
Hlen Elazari admite não poder “justificar os meios por eles usados mas perceber bem as suas causas” e os seus combates travados nas últimas décadas, desde a queda de Mubarack no Egipto ao desmascarar a ditadura síria, entre muitos exemplos positivos apresentados.