/
/
EPATV caminha e pedala, semeando valores por uma Europa melhor!

EPATV caminha e pedala, semeando valores por uma Europa melhor!

EPATV caminha e pedala, semeando valores por uma Europa melhor!

Pelo terceiro ano consecutivo, a EPATV organizou uma caminhada que contou com mais de 500 pessoas, entre alunos e professores contando, este ano, com a particularidade de incluir dois tipos de mobilidade distintas e sustentáveis, num esforço de multiplicar hábitos de vida saudáveis nos nossos jovens: a caminhada e bicicleta. 

A iniciativa, que partiu da EPATV cerca das 9h e terminou na Praia Fluvial do Faial cerca das 12h, passando pelas freguesias de Barbudo, Turiz e Lage, teve como principais missões celebrar o Dia da Terra 2017, comemorado amanhã. Nesse sentido, e considerando a sua missão enquanto Eco Escola, a EPATV abraçou o desafio de difundir a importância da floresta autóctone, através da conservação da floresta e a promoção de uma floresta mais regional. Assim, foi possível a alunos, professores e comunidade local, através dos seus representantes autárquicos, plantar algumas árvores, em sinal de compromisso para com este desafio.

Os locais onde foram plantadas árvores foram selecionados tendo em consideração que a escola é parte da comunidade e, como tal, não só em Vila Verde, mas também na Lage e na Praia Fluvial pode ser visível o contributo dos nossos jovens, numa preocupação para com o meio ambiente, e conscientes de que todos os cidadãos podem ser úteis à proteção e conservação da floresta, diminuindo os incêndios, entre outros flagelos. 

Este programa, promovido desde há 10 anos pela EPATV, pretende formar cidadãos mais amigos e cuidadores do meio ambiente. O programa tem acrescentado valores éticos de grande relevância na formação cívica de todos os alunos, este ano completados com os valores da EU para a construção de uma Europa mais justa e solidária. 

A EPATV é, desde este ano letivo, uma Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, programa coordenado pelo Parlamento Europeu e que conta com 17 escolas selecionadas em Portugal, pioneiras na implementação do programa. O objetivo deste programa é sensibilizar para a importância da EU, numa Europa que se pretende livre e democrática. Durante a plantação das árvores, os intervenientes colocaram como “frutos” das mesmas, os valores da União Europeia, nomeadamente, a paz, a tolerância, a partilha, entre outros. 

Esta atividade, garante sempre grande adesão por parte dos alunos que, ao chegarem ao destino podem ainda praticar voleibol, futebol, kayak, etc, um conjunto de atividades lúdicas e desportivas, aliadas ao piquenique entre professores e alunos. Todas estas dinâmicas são fundamentais para incentivar ao espírito de partilha e promovendo o convívio entre todos.

Fotos