/
/
EPATV assume o papel de “Embaixador” para a Educação de Adultos em Portugal

EPATV assume o papel de “Embaixador” para a Educação de Adultos em Portugal

EPATV assume o papel de “Embaixador” para a Educação de Adultos em Portugal

A EPALE – Electronic Platform for Adult Learning in Europe (https://ec.europa.eu/epale/pt) é uma plataforma eletrónica financiada pela Comissão Europeia, que se constitui como uma comunidade aberta e multilingue, de partilha de conhecimentos, divulgação de eventos e troca de experiências e boas práticas no domínio da educação e formação de adultos.

A comunidade de utilizadores tem ao seu dispor, via EPALE, um calendário de eventos, um painel de notícias, blogues, cursos, um centro de recursos e um glossário, e a possibilidade de pesquisar possíveis parcerias e de participar em comunidades de práticas. Tratando-se de uma plataforma dinâmica e interativa, o seu sucesso depende do envolvimento dos profissionais da área da educação e formação de adultos, que a utilizam como ponto de encontro e partilha ao nível europeu, nacional e/ou regional.

A EPALE tem, atualmente, mais de 16.000 utilizadores registados e recebe, em média, 41.000 visitantes por mês.

Com o objetivo de aumentar a eficiência da plataforma EPALE e, em particular, a maximização das suas várias potencialidades, a coordenação europeia do projeto EPALE criou a figura do “Embaixador EPALE”, abrindo a possibilidade de cada Estado-Membro poder constituir a sua própria bolsa de “Embaixadores EPALE”, a partir de pessoas consideradas peritos nacionais no âmbito da educação e formação de adultos. Em toda a Europa, já existem cerca de 70 embaixadores da plataforma EPALE e, em Portugal, a respetiva seleção compete à ANQEP, I.P.

Nesse sentido, a EPATV foi convidada a assumir a função de “Embaixador EPALE”, um papel deveras pertinente no atual panorama da Educação e Formação de Adultos. Os “embaixadores” são os “olhos e ouvidos” na sua região: participam com contributos de diversa natureza, criam conteúdos, promovem o trabalho em rede e disseminam informação nas redes sociais e outras plataformas. Finalmente, é ainda uma função dos “embaixadores” apoiar os serviços nacionais da plataforma na organização de conferências, seminários ou outros eventos. A primeira reunião de trabalho dos embaixadores em Portugal realiza-se na próxima quarta-feira, em Lisboa, na sede da ANQEP.