/
/
EPATV assinala Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis

EPATV assinala Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis

EPATV assinala Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis

A 8 de novembro assinala-se o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis, tendo por objetivo encorajar práticas de uma alimentação saudável nas crianças e jovens, com o intuito de travar o atual crescimento da obesidade infantil na Europa. Pretende também dar enfase ao combate à obesidade, incentivando os cidadãos da União Europeia a optarem por um regime alimentar equilibrado e a fazerem mais exercício físico. 

As turmas dos primeiros anos da EPATV juntaram-se a esta iniciativa e desde o dia 16 de outubro, data em que se celebrou o Dia Mundial da Alimentação, participaram em diversas dinâmicas de trabalho transdisciplinar, integradas numa das temáticas prioritárias – Saúde – no âmbito da componente da cidadania e desenvolvimento, que passou a figurar nos atuais currículos de cada nível de ensino. Em diversas disciplinas foram debatidos conceitos, boas práticas, prevenção e ação que culminaram com a concretização de um painel ilustrativo, que apela também para a necessidade de adoção de uma alimentação equilibrada e saudável, que deve ser vivenciada pelos nossos jovens, que muitas vezes constituem grupos de risco em termos de práticas alimentares. 

A Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, que contempla a componente de cidadania e desenvolvimento, pressupõe a construção sólida da formação humanística dos alunos, para que assumam a sua cidadania garantindo o respeito pelos valores democráticos básicos e pelos direitos humanos, tanto a nível individual como social. Deste modo, na componente do currículo de cidadania e desenvolvimento, os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos.

A presença mais acentuada da cidadania na educação configura, assim, a intenção de assegurar «um conjunto de direitos e deveres que devem ser veiculados na formação das crianças e jovens portugueses de modo que no futuro sejam adultos e adultas com uma conduta cívica que privilegie a igualdade nas relações interpessoais, a integração da diferença, o respeito pelos Direitos Humanos e a valorização de valores e conceitos de cidadania nacional» (cf. Preâmbulo do Despacho n.º 6173/2016, de 10 de maio).

Fotos