/
/
EPATV agiganta-se no Campeonato das Profissões

EPATV agiganta-se no Campeonato das Profissões

EPATV - Escola Profissional Amar Terra Verde

Foi em clima de festa que encerrou, em Setúbal, a 44.ª edição do Campeonato Nacional das Profissões — WorldSkills — com a presença de todos os 149 concorrentes medalhados no palco e contou com a participação de cinco alunos da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) e igual número de docentes. Das 149 medalhas atribuídas, 58 foram de ouro, 46 de prata e 45 de bronze.

Em prova estiveram, durante quatro dias (de 10 a 13 de fevereiro), cerca de 500 jovens, oriundos de centros de formação, escolas e empresas das sete regiões do país. A região Norte esteve representada por 115 jovens.

Aluna de estética — Ana Isabel Oliveira — foi destacada na área pelas suas ideias sustentáveis, consumiu sempre água da torneira e na mesma garrafa de vidro tendo recusado as garrafas de plástico, gastou menos de metade das espátulas e das luvas, foi a única concorrente a pedir caixote do lixo para reciclar o filme osmótico usado nos tratamentos corporais.

O evento envolveu convidados de três países parceiros (Espanha, Rússia e Polónia) e mais de 450 jurados que procederam à identificação dos vencedores e restantes medalhados em 44 profissões, agrupadas em seis clusters.

Contribuíram, ainda, para o sucesso do evento 48 entidades parceiras/patrocinadoras e 200 voluntários que ajudaram nas diferentes tarefas necessárias à concretização das provas, nos 8.000 m2 de espaços oficinais, e dos três seminários que permitiram debater temas associados à orientação vocacional, ao emprego qualificado e à igualdade de género na escolha da carreira.

O campeonato nacional das Profissões acolheu mais de 8.500 visitantes, oriundos de escolas e centros de formação de quase todas as regiões do país.

Foi ainda possível eleger 18 profissões que, atendendo às pontuações alcançadas, permitem que Portugal possa estar representado na etapa europeia dos Campeonatos das Profissões – o EuroSkills (a realizar em Graz, na Áustria, em setembro de 2020).

Os jovens que alcançaram medalhas de ouro vão representar Portugal na 46.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões (em Xangai, na China, em setembro de 2021).

A EPATV esteve representada por cinco alunos de diferentes áreas: José Pedro Cardoso – Eletricidade de Instalações; Ana Isabel Oliveira – Esteticismo; Alice Daniela Egas – Pastelaria; Joana Gonçalves Teixeira – Serviço de Restaurante e Bar; e João Dias Magalhães – Design Gráfico.

Estes alunos são acompanhados pelos seus professores Aurélio Machado, Maria José Falcão, Olga Martins, Ana Luís Nogueira e Miguel Lopes.

A Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, a Delegada Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, o Presidente do IEFP e o Secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional sublinharam a importância deste evento na construção de um Portugal mais qualificado e deixaram palavras de incentivo para os 400 concorrentes.

A RTP esteve presente no SkillsPortugal, Setúbal 2020 e um dos nossos jurados, Pastelaria — Miguel Lopes, partilhou a sua experiência.