/
/
EPAmedia entre os finalistas do Bgreen | ecological film festival

EPAmedia entre os finalistas do Bgreen | ecological film festival

Bgreen

Bgreen | ecological film festival é um festival de vídeo ecológico, promovido pela OFICINA – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres, que tem como principal objetivo sensibilizar os jovens para as questões ambientais através de spots vídeo. A competição é dirigida a estudantes do ensino secundário ou equivalentede qualquer parte do mundo, com idades compreendidas entre os 14 e os 21 anos (inclusive). Para participar, cada grupo deverá realizar um spot vídeo sobre questões ambientais como a poluição, o aquecimento global, a desflorestação, a escassez de água potável, energias renováveis, reciclagem, entre outras.

Nesta sexta edição do Bgreen, pretendia-se uma abordagem que pudesse promover as energias limpas, justas, sustentáveis e acessíveis a todos, de modo a que as energias renováveis sejam encaradas como a Energia que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável.

O grupo EPAmedia, do Curso Técnico de Multimédia da Escola Profissional Amar Terra Verde – EPATV, agarrou este desafio e desenvolveu um spot de vídeo, com o título “Não Giro para Sempre”. Este pretende demonstrar que o Planeta Terra dispõe de um conjunto enorme de recursos naturais e, por incrível que pareça, o Homem, tendencialmente, recorre àqueles que prejudicam mais o ambiente. Neste sentido, pretende-se evidenciar que o Planeta tem recursos que são sustentáveis e que podem promover melhor qualidade de vida para todos.

O interesse em participar neste evento foi bastante positivo por parte dos alunos, pois permitia desenvolver aprendizagens adquiridas na componente técnica, mas também colocar conhecimentos explorados na componente sociocultural e que estão patentes no nosso dia-a-dia, desenvolvendo competências interdisciplinares. A expectativa de estar presente na gala de finalistas existiu desde a submissão do vídeo a concurso. Esta foi concretizada quando foi publicada a lista de finalistas e se constatou que, de um conjunto vasto de participantes de todo o mundo, o EPAmedia fazia parte desse grupo que estará presente no dia 9 de junho de 2016 na Fábrica de Santo Thyrso, em Santo Tirso, onde estes finalistas concorrerão nas categorias: Grande Prémio Bgreen // ecological film festival; Menção Honrosa; Melhor Making-of; Prémio do Público.

O EPAmedia, marcará presença pela primeira vez no concurso e na gala onde serão anunciados os vencedores de cada uma das categorias e está bastante motivado para a participação nas próximas edições do Bgreen ecological film festival. O lema de que o contributo de cada um para um mundo melhor pode ser a mudança que o Planeta precisa para ser mais sustentável orienta o grupo EPAmedia para as futuras participações.