Eco-Ementas

Eco-Ementas

O projeto Alimentação saudável e sustentável concretiza-se através de um conjunto de desafios, que pretendem motivar as crianças, jovens, professores e família para um maior conhecimento acerca das questões que se relacionam com a alimentação saudável e sustentável para que estes estejam recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia.

Foram propostos às escolas um conjunto de desafios que visam por um lado motivar a investigação acerca de diversos aspetos relacionados com o tema e por outro incentivar ao aparecimento de propostas concretas (como as eco-lancheiras ou as eco-ementas) que possam vir a fazer a diferença na alimentação quotidiana das crianças e jovens não só em contexto escolar, mas também em casa.

A EPATV, no projecto Eco-escolas, participou nestes desafios com as Eco-Ementas.

A elaboração das ementas teve em consideração de utilização de produtos autóctones da região ou produtos de grande produção local. Assim, conseguimos produtos 0Km e ainda a produção de pratos com preparações tradicionais e recolha de receituário quase em desuso como é exemplo a utilização do ralão ou as pastilhas de bacalhau. Recorremos a receituário da cozinha regional. Valorizamos os produtos da época, de produção natural ou biológica.

A comunidade escolar da EPATV está muito sensibilizada para a participação em atividades que desenvolvam boas práticas ambientais, alimentares, sociais e de trabalho conjunto. Por isso, quando foram propostas as atividades ficaram envolvidas, com agrado, as turmas do Curso Técnico Auxiliar de Saúde, do 2ºano, Curso Técnico de Análises Laboratoriais, do 2ºano, Curso Técnico de Multimédia, do 2ºano, e os Cursos de Restauração Cozinha/Pastelaria), igualmente toda a comunidade com a degustação das ementas.

No estudo dos valores nutricionais de cada ementa percebemos que os valores obtidos foram de equilíbrio, embora na de outono/inverno não se encontrem lacticínios por este consumo estar mais concentrado nas refeições de pequeno almoço e lanches. Relativamente à sobremesa foi necessário fazer ajustes na dose do pudim de ovos para quantidades menores e que são complementadas com fruta.

3ª FASE – seleccionados a participar nas provas regionais

 

No âmbito da nossa participação no concurso Alimentação Saudável e Sustentável, nomeadamente no desafio de elaboração de eco-ementas, fomos convidados a integrar as provas regionais em que os nossos alunos assumirão o perfil de ECO-COZINHEIROS.

A vossa escola foi seleccionada para a prova regional Norte, em Lamego.

Local da prova: Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego

Data: 28 de Abril de 2016 (5ªf)

Horário: 9h00

Escalão: 3º escalão (ensino secundário, profissional e superior)

Escola

Distrito

Concelho

Professor coordenador

Escalão

Escola Profissional Profitecla – Barcelos

Braga

Barcelos

Regina da Conceição Gonçaves da Rocha Antunes

Escola Profissional Amar Terra Verde- Vila Verde

Braga

Vila Verde

Paula Costa

Escola Profissional Infante D. Henrique

Porto

Porto

Bruno Miguel Rolo Cruz

Agrupamento de Escolas de Valdevez

Viana do Castelo

Arcos de Valdevez

Fernanda Maria Ramos Silva Araújo

ESPRODOURO – Escola Profissional do Alto Douro

Viseu

São João da Pesqueira

Vera Lúcia Pereira Pinto Marques

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208