/
/
ECO-ESCOLAS da EPATV em formação

ECO-ESCOLAS da EPATV em formação

Com mais de 350 especialistas em Educação para o Desenvolvimento Sustentável estiveram reunidos no Pax Julia- Teatro Municipal e na Escola do Ensino Básico e Secundário Diogo de Gouveia em Beja, durante o Seminário Nacional Eco-Escolas 2012 entre 3 e 5 de Fevereiro, os professores responsáveis da EPATV pelo projeto Eco-Escolas.

O Seminário Nacional do Programa Eco-Escolas constitui um dos mais importantes momentos de formação e troca de experiências entre os professores e entidades envolvidas no Programa Eco-Escolas.

Este Programa desenvolvido em Portugal desde 1996, está orientado para a implementação da Agenda 21 local, visando a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana da escola, da família e da comunidade.

Tem como objetivo encorajar ações, reconhecer e premiar o trabalho desenvolvido pela escola na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. Pode ser adotado por qualquer escola que se inscreva e que siga metodologia proposta que se esquematiza em sete passos: 1-Conselho Eco-Escolas; 2- Auditoria Ambiental; 3- Plano de Ação; 4- Monitorização e Avaliação; 5- Trabalho Curricular; 6- Informação e Envolvimento da Escola e Comunidade Local; 7- Eco-Código.

O Seminário que contou com a participação de mais de 30 oradores, visou a formação e enriquecimento da rede Eco-Escolas em especial dos professores e técnicos dos municípios envolvidos.