/
/
EPATV recebeu parceiros europeus ao abrigo do Programa Comenius

EPATV recebeu parceiros europeus ao abrigo do Programa Comenius

De 8 a 12 de fevereiro, a EPATV recebeu nas suas instalações vários parceiros europeus,  Hungria, Polónia, Chipre, Espanha e Itália ,para a 2ª reunião do projeto EARN – Entrepreneurship – A Richness from Nature, desenvolvido ao abrigo do Programa Comenius, no qual Portugal tem como representante da parceria a Escola Profissional Amar Terra Verde.

O programa Comenius – parcerias multilaterais, tem como principal objeto, reforçar a dimensão europeia através da promoção de atividades conjuntas de cooperação entre escolas da Europa. Os projetos proporcionam aos estudantes e professores de países diferentes, a oportunidade de trabalharem em conjunto um ou mais tópicos de interesse mútuo, assim como promovem a aquisição e melhoria de competências  sociais e pessoais e de  línguas estrangeiras.  

A comitiva é formada por 38 alunos e 21 professores, estando envolvidos também 5 alunos da EPATV e alguns professores que asseguraram o cumprimento dos objetivos, que se centram na promoção do empreendedorismo do azeite, do vinho e seus derivados, produtos endógenos dos países participantes.

O primeiro dia de trabalho teve como agenda a receção pela direção da EPATV e visita à  escola, seguindo-se palestras sobre empreendedorismo, criação de empresas e turismo asseguradas por docentes da escola.

Nesse mesmo dia, a comitiva Comenius foi recebida pelo Município de Vila Verde, para uma sessão de boas vindas e apresentação promocional do concelho de Vila Verde, tendo terminado o dia com a  realização, na escola, de   um “meeting” para avaliação dos progressos do projeto.

Nos dias seguintes, além de reuniões, foram realizadas visitas à estação de vinhos verdes, com palestra e prova de vinhos, á região demarcada do vinho alvarinho e às caves do vinho do porto. Visitou-se também o Palácio da Brejoeira, a zona histórica da Ribeira no Porto, e na cidade de Braga os visitantes puderam  desfrutar, com muita alegria  de atividades na rua, inseridas na programação da  Capital Europeia da Juventude.

Toda a comunicação nestes dias foi realizada em inglês, contribuindo para aperfeiçoar o domínio da língua estrangeira dos alunos e docentes da EPATV.

No jantar de despedida todos efetuaram fortes elogios à EPATV, quer pela hospitalidade, quer pelo programa cultural e de mais valia para o projeto.

A próxima reunião realizar-se-á na Hungria, de 21 a 25 de Abril de 2012.

Fotos