/
/
Dia Internacional do Voluntariado

Dia Internacional do Voluntariado

No âmbito da comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, que se celebra a 05 de dezembro, convidamos a Drª Alexandrina Cerqueira para uma agradável conversa com os nossos alunos voluntários. Este encontro procurou estimular os jovens a participar mais ativamente na comunidade e a entender o quanto é satisfatório fazer o bem ao próximo.

O intuito destas atividades é procurar desenvolver nos alunos a vontade de fazer trabalho voluntário, através de exemplos que mostrem o quão gratificante é participar numa causa tão nobre que traz benefícios a toda a sociedade. Cada vez mais precisamos de pessoas pró-ativas que manifestem a vontade de fazer a diferença. Entre tantas mensagens lindas proferidas pela palestrante ficou o verdadeiro sentido do voluntariado.

– Doar o tempo

– Doar uma palavra

– Doar o conforto de um abraço

“A magia do voluntariado é transformar ações em inspirações”

Como forma de celebrar o Dia Internacional do Voluntariado 2021, a turma do 2° ano do curso Animador Sociocultural da EPATV associou-se ao Projeto Virar a Página. Assim, durante a manhã do dia 6 de dezembro, os alunos apoiaram nas tarefas na sala e cozinha das instalações do referido projeto, colaborando, portanto, na organização, confeção e distribuição das refeições. Esta iniciativa permitiu o estabelecimento de um contacto direto com um dos possíveis contextos de intervenção da área sobre a qual versa o curso – área sociocultural-, bem como a sensibilização para a importância do voluntariado para o bem-estar social. Deste modo, foi possível, através de um pequeno gesto, ajudar uma fação mais carenciada da nossa sociedade. Resta, por fim, agradecer todo o empenho depositado nesta atividade por parte da organização e, ainda, a gentileza de todos os voluntários da cozinha solidária e à Associação YAY pela disponibilidade.