/
/
Dia Internacional das Eco-Escolas

Dia Internacional das Eco-Escolas

Sendo Portugal um país com uma elevada pegada ecológica, a sensibilização da comunidade é prioritária. Explicar o que é e como a devemos reduzir parece essencial nos dias de hoje. Assim, as turmas de Técnico de Análise Laboratorial, Técnico de Design Gráfico e Técnico de Fotografia decidiram pôr mãos à obra.

Marcamos 7/11/12 no nosso calendário e aderimos à festa global realizada em todo o planeta, integrando a jornada global de contribuição ativa para a construção de mundo mais sustentável, com mais de 52 países – o World Days of Action.

O Dia Internacional das Eco-Escolas / World Days of Action é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) que coordena a rede Eco-Schools internacional. Em Portugal, o programa Eco-Escolas e o World Days of Action são dinamizados pela Associação Bandeira Azul (ABAE), sob a orientação notável da coordenadora Margarida Gomes.

Este dia é concebido para capacitar crianças, jovens e adultos para a mudança necessária a um Mundo mais sustentável, envolvendo-os em aprendizagens ativas e orientadas para a ação.

Jan Eriksen, presidente da FEE, refere a propósito do WDA : “Inspirar os jovens numa idade em que a educação ambiental pode ter um impacto substancial sobre o seu comportamento na vida adulta, é essencial para a sustentabilidade do nosso planeta. Ao educar e apoiar este tipo de iniciativas, o Eco-Escolas está a fazer a diferença agora e para o futuro.”

 Assim, na EPATV, foi realizada uma ação de sensibilização que consistiu no cálculo da pegada energética de cada um de nós. O cálculo baseou-se nas respostas de um inquérito e a pegada com a cor (encarnado, amarelo ou verde) correspondente foi entregue ao participante. Para os que obtiveram pegadas não verdes ficou a explanação de como podem contribuir para um menor aquecimento global. A atividade esteve aberta ao público em geral e foi comemorada nesse dia com a participação ativa de toda a comunidade. Espera-se que todos continuem a dizer NÃO ao aquecimento global.

Os trabalhos realizados em todos os países incluindo o da EPATV, podem ser visualizados no site internacional do Eco-Escolas www.ecosschools.org.wda

Por um Mundo mais sustentável!

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208

IMG_6208