/
/
Desafio Trash Hack | #EcoSchoolsStayActive

Desafio Trash Hack | #EcoSchoolsStayActive

A EPATV respondeu a mais um dos desafios Eco-Escolas #EcoSchoolsStayActive com a criação do vídeo “Pack your packages away!” para participação na “Trash Hack Campaign”, trabalho este realizado pelas turmas de Animador Sociocultural e Técnico de Multimédia do 1º ano, sob orientação da professora Clara Sousa.

“The Trash Hack Campaign” é um dos desafios que a Fundação para a Educação Ambiental (FEE), numa parceria com a UNESCO Associated Schools Network (ASPnet), promove para a rede Eco-Escolas. Este desafio centra-se no tema “Lixo e Gestão de Resíduos” – Trash Hacks – e nos pequenos gestos que podemos adotar para minimizar o impacto dos resíduos que produzimos. Pretende sensibilizar os jovens para a tomada de ação na promoção do desenvolvimento sustentável.

Todos sabemos que as sociedades atuais produzem uma grande quantidade de resíduos, resíduos esses que nem sempre recebem o tratamento adequado e que acabam por “entupir” terra e oceanos, levando a problemas de desenvolvimento sustentável.

Durante a preparação do desafio que culminou na criação do vídeo “Pack your packages away!”, os alunos refletiram sobre a temática, assistindo a vídeos de sensibilização e pesquisando factos sobre a produção de lixo e desperdícios e sobre o seu impacto ambiental. Foi assim que descobriram que o total anual de resíduos sólidos produzidos no mundo inteiro é o equivalente a 13,5 milhões de baleias azuis e que apenas 44% desse lixo é orgânico.     

Com a elaboração do vídeo, os alunos de Animador Sociocultural e Multimédia do 1º ano quiseram alertar para o uso excessivo de embalagens e apresentar uma forma mais sustentável de reduzir o consumo de sacos, criando sacos de pano reutilizáveis.

Enquanto indivíduos e sociedade, temos a obrigação de viver de forma mais sustentável e de tomar decisões mais responsáveis e informadas. O tratamento deste tema relaciona-se, assim, também com os domínios de educação ambiental e desenvolvimento sustentável da componente de Cidadania e Desenvolvimento.

#TrashHack #UNESCO #ASPnetUNESCO #LitterLessCampaign #EcoSchoolsStayActive #EPATV