/
/
Concurso: Eco-Ementas Mediterrânicas, Eco-Cozinheiros

Concurso: Eco-Ementas Mediterrânicas, Eco-Cozinheiros

A Escola Profissional Amar Terra Verde participa mais uma vez no concurso nacional Eco-Ementas Mediterrânicas das Eco-Escolas cujo principal objetivo é conhecer a composição de uma refeição equilibrada, saudável, sustentável e saborosa, tendo como base a dieta mediterrânica.

No início do 2º período, os alunos do 2º ano do curso de Restauração Cozinha/Pastelaria já tinham várias propostas para a Eco-Ementa Mediterrânica a levar a concurso. Entretanto, devido ao confinamento, não foi possível, em contexto de escola, experimentar as várias propostas das ementas, no entanto os alunos não quiseram desistir e, individualmente foram testando nas suas casas as receitas e chegaram à ementa final.

Os alunos assistiram ainda à sessão sobre o Desperdício Alimentar no dia 5 de fevereiro, que permitiu fazer alguns ajustes à ementa proposta.

A ementa escolhida mostra que podemos realizar uma refeição bastante saudável e equilibrada nutricionalmente sem escolher as proteínas carne e peixe.

Na apresentação da ementa foram descritos os princípios que tiveram em conta da dieta mediterrânica, assim como algumas dicas de poupança, para evitar o desperdício alimentar.

As fotografias submetidas a concurso é a compilação das fotografias que os alunos tiraram na sua casa quando experimentaram as receitas!

Ementa EPATV

  • Entrada: Creme de cenoura com Bruscheta de legumes com molho pesto
  • Prato Principal: Bolonhesa de lentilhas com massa integral
  • Sobremesa: Bolo de aveia e cenoura, morango, quivi e mousse vegan de chocolate negro
  • Bebida: Água aromatizada com limão e hortelã

É com muito prazer que comunicamos que a EPATV se encontra entre as premiadas no projeto/desafio Alimentação Saudável e Sustentável.

Podem consultar todas as escolas premiadas neste desafio AQUI

Informamos ainda que a entrega dos certificados e prémios relativos a esta atividade decorrerá durante o Galardão Eco-Escolas 2021, previsto para dia 12 de outubro, em Sintra.