/
/
Comer bem, para viver melhor!

Comer bem, para viver melhor!

A chegada de mais um ano letivo traz consigo a necessidade de levantar cedo, fazer refeições fora de casa, mas também uma maior carência de energia. A concentração e consequente sucesso escolar, dependem fortemente de um consumo adequado de energia, a qual, advêm de uma alimentação devidamente equilibrada e variada. Ter hábitos alimentares saudáveis não significa fazer uma alimentação limitada ou monótona. Escolher uma alimentação saudável não é sinónimo de abandonar pratos preferidos, nem de passar fome, mas sim ter uma alimentação mais variada, cheia de novas experiências, novos sabores e novas cores. Foi devido à importância de se refletir sobre estes pressupostos que no passado dia 14 de Outubro, a Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde promoveu a comemoração do Dia da Alimentação.

O desafio lançado a toda a comunidade escolar focou-se em torno da seguinte questão: “Será uma alimentação saudável uma prática fácil nos dias de hoje???”ficando este dia assinalado por várias iniciativas desenvolvidas dentro e fora da nossa comunidade escolar.

Começou-se por afixar na zona do bar alguns cartazes alusivos à temática comemorada, com a apresentação de algumas sugestões de ementas para os pequenos-almoços e lanches acompanhados dos seus respectivos preços.

Ainda da parte da manhã, os alunos do Curso de Animação Sociocultural- 2º Ano, sob orientação das Professoras Clara Sousa e Rosa Vieira, desenvolveram uma iniciativa inter-escolas do concelho de Amares, tendo-se deslocado até ao Centro Escolar de Santa Maria de Bouro para representar uma peça de teatro original, de carácter pedagógico, intitulada “quem quer casar com a couvinha”.

De tarde, foi organizada uma palestra/debate que contou com a participação da Nutricionista Dr.ª Paulina Ribeiro, da Coordenadora da delegação de Amares, Dr.ª Clara Sá e da Psicóloga Escolar, Joana Rocha. Nesta sessão o tema da alimentação foi explorado de uma forma bastante apelativa e prática. Com base na metáfora “os alimentos são o nosso combustível” abordou-se o impacte que as nossas escolhas alimentares têm no crescimento e na saúde em geral, apresentou-se algumas estratégias fáceis de implementar neste processo de mudança de atitudes e de hábitos alimentares, lançando-se no final algumas propostas de ementas saudáveis e fáceis de aplicar no quotidiano de cada um.

Esta atividade culminou com a distribuição de uma peça de fruta juntamente com um folheto informativo de práticas de alimentação saudáveis, elaborado pelo Curso Técnico Auxiliar de Saúde -1º Ano, com a colaboração das Enfermeiras Sónia Malheiro e Joana Pereira, pela Professora Sara Pimenta e pela Psicóloga Joana Rocha.

Fotos