/
/
Comemoração do Dia da Protecção Civil na EPATV de Amares

Comemoração do Dia da Protecção Civil na EPATV de Amares

O dia 1 de Março assinala o Dia Mundial da Protecção Civil. A Delegação de Amares da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) promoveu uma conferência com vários agentes da Protecção Civil, junto da comunidade escolar, no sentido de comemorar a data, que decorreu de forma muito positiva.

Com esta comemoração, organizada pelo curso T2-Bombeiro da EPATV, delegação de Amares, pretendeu-se evidenciar e sensibilizar os alunos da escola para os objectivos comuns prosseguidos em torno da actuação conjunta da Protecção Civil, da qual todos fazemos parte, enquanto cidadãos, e, por outro lado, pretendeu-se identificar os actores concelhios envolvidos e estabelecer um contacto próximo com os meios e as entidades.

A sessão de abertura da conferência contou com a presença do Presidente da Câmara, José Barbosa, responsável máximo da Protecção Civil no Município de Amares, Dr.ª Sandra Monteiro, Directora Pedagógica da EPATV, Sargento Pedro Gonçalves, Comandante da GNR de Amares, Joaquim Macedo, Subchefe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Amares e António Brandão, Coordenador da Delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa.

O primeiro painel de comunicações teve como moderadora a Dr.ª Sara Leite, Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Amares, e iniciou com a intervenção do Dr. Jorge Silva, Comandante Operacional Municipal de Amares, que fez uma abordagem da estrutura da Protecção Civil em Portugal e do trabalho desenvolvido a nível municipal. Seguiu-se a apresentação do Sargento Pedro Gonçalves, que elucidou e sensibilizou a comunidade escolar sobre o papel das forças policiais no âmbito da Protecção Civil, com o intuito de desmistificar alguns preconceitos relativamente à actuação dos agentes de autoridade. Por último, palestrou a Enfermeira Cláudia Catarino, da Delegação do Norte do Instituto Nacional de Emergência Médica, que abordou a intervenção em “Situações de Excepção” e descreveu algumas das missões do INEM em grandes catástrofes.

O segundo painel contou com a presença de Emanuel Gonçalves, da Delegação de Amares da Cruz Vermelha Portuguesa, tendo enquadrado a actuação da Cruz Vermelha no âmbito da Protecção Civil. Posteriormente decorreu a intervenção de João Ferreira, aluno do curso de Protecção Civil do Instituto Politécnico de Leiria e Bombeiro do Corpo de Bombeiros de Amares. Para finalizar, palestrou o Dr. Rui Silva, da Associação Portuguesa de Cães de Busca e salvamento, com o tema “Busca e Salvamento – Uma ferramenta actual e precisa”, dando a conhecer todo o trabalho efectuado por esta associação, bem como a importância da actuação dos cães na busca e salvamento.

Como forma de complemento à exposição anterior, a Associação Portuguesa de Cães de Busca e salvamento fez uma demonstração da actuação dos binómios (Homem/Cão) num cenário de catástrofe, simulado no exterior da EPATV. Contamos ainda, com a presença do Exército Português, através do Regimento de Cavalaria Nº6 de Braga, que montou à entrada da escola uma tenda, como forma de simbolizar e criar um cenário propício e consonante com os conteúdos abordados na conferência.

Esta iniciativa teve também uma componente didáctica, já que contou com a presença da comunidade escolar que ficaram assim a conhecer o funcionamento do sistema em caso de ocorrência de uma catástrofe.