/
/
Clube Europeu unido pela Igualdade

Clube Europeu unido pela Igualdade

Os alunos do Clube Europeu da EPATV, enquanto jovens ativos de uma Europa que luta pela União da Igualdade, juntaram-se à missão do CACI do Complexo de Vila Verde da APPACDM de Braga cuja prioridade é estar presente na vida da comunidade e dar visibilidade à pessoa com deficiência. 

Os alunos do 1º ano do Curso Técnico de Design Gráfico, em colaboração com a formadora Emília Martins e autora e ilustradora do livro “Histórias Comidas” do projeto “Eu Consigo!” conceberam um jogo, a partir do livro, que se intitula “Jogos Comidos”.

“Histórias Comidas” nasceu para pessoas que não sabem ler nem escrever, mas que com ajuda conseguem ler textos visuais. Com este livro pretende-se partilhar um meio mais fácil para a inclusão em função das necessidades e capacidades de cada leitor.  Neste sentido importa conquistar todas as pessoas para a leitura, deixar que elas encontrem a sua forma de ler, minimizando a frustração e aumentando a sua motivação.

“Jogos Comidos” pretende ser mais abrangente que a leitura por imagens, digamos que é o passo seguinte do livro.

Enquanto a leitura por imagens oferece alternativas de leitura, este jogo, permite a possibilidade de organizar as imagens por sequência de ideias, ou seja, é um facilitador de uma aprendizagem em comunicação visual. 

Para pessoas com deficiência cognitiva que não conseguem verbalizar a leitura de uma história, por não se conseguirem expressar oralmente, podem, desta forma, em alternativa à leitura de ilustrações de suporte à palavra escrita, aceder a uma história por associação de imagens, ou seja, as figuras correspondentes à ordem descritiva de uma história, desta maneira são passíveis de serem organizadas em espelho, perante as propostas do jogo. Pretende-se corresponder literalmente à história, colocando em linha as imagens, por ordem, ainda que por mimetismo, pondo em sequência as imagens deste jogo.

“Jogos Comidos” é um puzzle em que a pessoa com necessidades cognitivas, de forma orientada, pode tentar replicar a história esplanada em imagens, palavra a palavra e assim, ir construindo um diálogo visual.

O projeto “Eu Consigo” com este passo, poderá abranger mais pessoas, levando o primeiro propósito ainda mais longe. Além dos alunos sentirem que leem, vão sentir que constroem uma história passo a passo, imagem a imagem. Não podemos esquecer, que neste jogo também será trabalhada a destreza manual, pois o jogador é convidado a fazer o encaixe das peças.

Esta atividade pretende, trabalhar a concentração, a descodificação da imagem, o tempo de permanência nesta tarefa em específico, a motricidade fina, mas principalmente a autoestima.

O puzzle “Jogos Comidos” surge da necessidade de abranger mais pessoas para a leitura por imagens, numa ação ainda mais inclusiva.

Cada desenho foi adaptado à palavra, criando formas de acesso à leitura.

É um projeto que se destaca pela sua singularidade, sendo um exercício de superação e um processo de inquietude constante.