As aulas ainda não começaram, mas os professores e colaboradores da Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) passaram, hoje, 4 de setembro, com distinção na prova que marca o arranque dos seus 25 de existência, no trilho do Sarilhão, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Um trilho bravio testou a determinação e refletiu bem a atitude pedagógica e didática que a EPATV tem demonstrado, ao longo do seu já memorável caminho promotor do desenvolvimento humano.
O nome do trilho, Sarilhão, anunciava dificuldades que existiram na ponta final, antes da chegada à comporta da Albufeira de Vilarinho das Furnas. Aqui se uniu uma nova remessa de professores e colaboradores, para a Caminhada curta de três quilómetros até à praia fluvial de Vilarinho das Furnas. Mas o grupo, qual imagem da Escola, soube percorrê-lo com espírito dinâmico, tornando-o num caminho de Verde sincero soprado por uma leve brisa com aromas da Terra — um eixo fundamental da EPATV.
Com João Luís Nogueira, em grande forma, — na frente durante toda a caminhada que terminou com um banho nas águas límpidas de Vilarinho das Furnas — a Caminhada integrou a direção, várias dezenas de professores e funcionários que testaram as suas capacidades físicas e mentais, antes de arrancar um novo ano letivo de festa, de combate, de inovação e, como sempre, com paixão.
Esta caminhada teve como principal objetivo a promoção do convívio da comunidade, num ambiente natural, divertido e descontraído, antes de um ano especial.
O Trilho da Águia do Sarilhão, tem uma extensão de quase nove km de extensão e permite apreciar a paisagem natural de rara beleza, tendo como cenário a Barragem de Vilarinho das Furnas.
A caminhada terminou com o partilhar dos farnéis num piquenique e em diversas atividades desportivas e de recreio.