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Auditoria da IGEC classifica EPATV com “Muito Bom”!

Auditoria da IGEC classifica EPATV com “Muito Bom”!

RECONHECIDAS ELEVADAS TAXAS DE EMPREGABILIDADE E PAPEL NO DESENVOLVIMENTO LOCAL

A IGEC (Inspeção-Geral da Educação e Ciência) classificou a EPATV com “Muito bom”, a segunda classificação mais alta, em três das quatro categorias em avaliação. Estes resultados foram publicados no dia 2 de abril e resultam de uma avaliação externa à escola realizada no final de janeiro.

O relatório registou outros dados encorajadores sobre os resultados da qualidade de ensino. Nos anos letivos de 2018/19 e 2020/21 “a percentagem de alunos que concluíram o ensino profissional na EPATV, em três anos ou menos, situou-se sempre acima da média nacional”. Acrescentam que a taxa de desistência apresentou uma tendência de decréscimo, registando em 2020/21 o número mais baixo de sempre (23,2%).

A avaliação indicia uma tendência de crescimento das taxas de empregabilidade e de prosseguimento de estudos. No período abrangido pelo estudo, de 2019 a 2021, a taxa de empregabilidade da EPATV passou de 62% para um valor perto de 70%. No mesmo período, a taxa de alunos que prosseguem estudos passou dos 5,5% para os 17,8%. A avaliação registou, ainda, uma “elevada satisfação da comunidade com o desempenho da Escola e o reconhecimento do seu papel no desenvolvimento local”.

O documento realçou, também, que a EPATV estabelece “um ambiente propiciador de aprendizagem, inclusivo, seguro, ecológico e socialmente acolhedor”, através de uma “ação dinâmica, proativa e concertada” diferentes lideranças, profissionais e estruturas, com destacando o Observatório de Empregabilidade, o Centro Qualifica e o desenvolvimento de projetos como o Eco-Escolas, Educação para a Saúde, Erasmus+, Escola Embaixadora, TER Sucesso e Aqui há Cultura. Estas são alguns dos “inúmeros projetos, parcerias, protocolos e soluções inovadoras” que a EPATV desenvolve na” promoção de melhores aprendizagens para todos os alunos”.

O relatório classificou o serviço educativo com o “Muito bom”, salientando que a escola desenvolve uma “estratégia eficazmente delineada de desenvolvimento pessoal e socioemocional dos alunos e de prevenção de comportamentos de risco, incluindo o campo digital”. Isto é o resultado do trabalho interno do Serviço de Psicologia e Orientação, em articulação com entidades externas locais.

Sobre a avaliação, a IGEC considerou que o corpo docente da EPATV desenvolve estratégias de ensino e aprendizagem que estão orientadas para o sucesso escolar dos alunos e constrói “planos de melhoria parcelares que integram ações estratégicas, indicadores de resultados e a sua monitorização”. A escola conduz “iniciativas de inovação curricular e pedagógica de um modo regular e generalizado”, da qual se destaca a introdução de plataformas digitais e a atribuição de iPads para alunos. A avaliação esteve segmentada em quatro categorias de autoavaliação, liderança e gestão, prestação do serviço educativo e resultados e incluía observações às práticas letivas de docentes, inquéritos à comunidade escolar, análise de documentos estruturantes, análise de dados estatísticos e visitas externas às instalações. A EPATV obteve o “Muito bom” em três das quatro categorias, obtendo na restante a classificação de “bom”.