Tatuagem: Arte na pele também cria identidade

Manuel Ribau

tatuador

In Revista TER 51

Quem é Manuel Ribau?

Nascido no Porto, em 1991, Manuel Ribau, é tatuador há cerca de 11 anos, tendo iniciado a actividade com a sua aprendizagem em Maio de 2013, data em que considera ter oficializado o seu percurso como artista nesta arte milenar. Toda a vida desenhou e estudou artes, tendo-se vindo a apaixonar pelo folclore Americano e Japonês, algumas das áreas que domina e das quais é mais aficionado, entre várias outras e que servem como base de inspiração para as suas tatuagens.

Iniciou o percurso em Lisboa, onde residiu cinco anos, mas rapidamente começou também a tatuar no Porto e Braga, ambas cidades onde tem fortes ligações, especialmente Braga, onde se viria a estabelecer e abrir o seu estúdio, uma referência no coração da cidade, a “Wild Rose Tattoo”, com um conceito que transparece muito da sua personalidade, mas onde se fala várias linguagens artísticas, entre os artistas residentes e convidados que recebem mensalmente. Um espaço onde se faz arte.

Internacionalizou-se em 2016, quando passou a trabalhar regularmente em países como Inglaterra, Alemanha, França e Luxemburgo.

Hoje encontra-se maioritariamente em Braga, mas afirma que em breve poderá voltar a viajar novamente para absorver novas influências e para inspiração.

Tatuagens e Autoexpressão

O Manuel começou o percurso em tatuagem num formato mais académico, no sentido em que tentou desbloquear um pouco dos principais estilos como Tradicional Americano “Old School”, Japonês, Realismo, Fineline, Dotwork/Mandala, Neotradicional, Blackwork, Watercolor, entre outros. Defende que é importante como artista/artesão e com a responsabilidade acrescida de marcar o corpo de quem lhe confia a pele, saber servir e aconselhar os clientes da Wild Rose Tattoo da melhor forma possível, independentemente de quais os seus estilos favoritos: “No meu corpo expresso-me livremente, gosto de pensar no corpo dos meus clientes como uma colaboração entre o meu “know how” e o gosto de cada um”.

Desenhar claro, diariamente, fora do contexto daquilo que os clientes lhe pedem e tem desenhos disponíveis para tatuar com base apenas nas suas ideias, para aqueles que gostam de peças autorais e procuram uma tatuagem original com a marca do Manuel Ribau: “Nestes consegues encontrar temas náuticos e postais antigos, a cultura custom das motas, inspiração dos anos 70 (desde música, a posters antigos e moda), padrões nativos americanos e várias outros que vai absorvendo no dia-a-dia e viagens.”

Diz tatuar por necessidade de se expressar, entre as linhas sente-se mais relaxado, gosta do desafio de projectos elaborados, mas também de algo mais simples. Raramente consegue passar um dia sem desenhar e estudar, sempre a tentar acrescentar algo e melhorar todos os dias mais um pouco. 

A Jornada do Cliente

A tatuagem é um mapa de memórias em que cada um se expressa, mediante a experiências de vida de cada um, momentos importantes que queremos marcar ou apenas obras de arte que queremos carregar, mas há algo inerente a todos, o Manuel defende que deve haver um equilíbrio perfeito entre simbolismo e estética: “Quando fazemos uma tatuagem, especialmente com um lado simbólico, não podemos esquecer que vamos vesti-la o resto da nossa vida e é sempre importante olhar ao espelho diariamente e adorar aquilo que temos marcado na pele. Por isso gosto tanto de discutir os detalhes com os meus clientes e ajudá-los a desbloquear o projecto perfeito”.

Grande parte dos clientes do Manuel Ribau são de nacionalidade Portuguesa, no entanto recebe também bastantes estrangeiros, muitos já seguem o seu trabalho e aproveitam uma vinda ao norte de Portugal para passar um dia magnífico no seu estúdio de tatuagem em Braga e tem clientes de várias áreas, desde CEOs de grandes empresas que nunca diríamos que estão bastante tatuados, a atletas, funcionários de vários serviços, professores, militares, profissionais da área de medicina. “Acho que já tatuei todo o tipo de pessoas, até pessoas com uma idade mais avançada, tendo já tatuado uma senhora com 78 anos que disse “eu já não devo nada a ninguém e quero saber como é isso das tatuagens” e fez uma flor com o nome dos dois netos.”

Diz ter histórias fantásticas que são sempre muito divertidas de contar durante as sessões quando surge oportunidade.

A marcação de uma tatuagem é sempre um processo breve e relaxado, pois existe um grande apoio dos tatuadores da Wild Rose Tattoo. O foco é um projecto de excelência.

O Significado Cultural das Tatuagens: Identidade e Tradição

As tatuagens são modificações do corpo, por meio de agulhas, pigmentos para formar diferentes grafismos na pele, como temos vindo a falar, como forma de expressão. É possível contar histórias e eternizar emoções. Mas como foi esta arte criada?

As tatuagens remetem ao Neolítico. Em 2015, foi identificada uma das mais antigas, Ötzi, como um exemplo mais antigo de múmia tatuada. Esse corpo tinha dezenas de tatuagens e foi encontrado no gelo glacial dos Alpes datado de 3.250 a.C. 

A palavra “tattoo” vem do Samoanos, derivada da palavra “tátau”, que significa “marcar ou acertar duas vezes”. É referenciada num relato de franceses que viajaram à Polinésia e viram os nativos cobertos com desenhos fascinantes.

Na Polinésia, as tatuagens estão profundamente enraizadas com a história do país. É uma ornamentação corporal que confere hierarquia e símbolo de poder entre os grupos. Quanto mais tatuagens, mais respeito.

Para os Maori as tatuagens assustavam os oponentes. Eram feitas com marteladas em que o palito com várias lascas ia introduzindo o pigmento na epiderme, exactamente como é feito hoje com a ajuda de máquinas.

No Egito, eram as mulheres que usavam tatuagens e acreditava-se que os desenhos traziam poderes mágicos e proteção. Na época, elas não eram obviamente elaboradas como hoje e consistiam em linhas, pontos e alguns hieróglifos.  

Chegou ao Japão para a classe alta, no século X a.C., até chegar ao imperador que passou a utilizá-la como um adorno. Mais tarde espalhou-se por todos os grupos sociais e se tornou mais conhecida pela infame Yakuza.

Dos índios americanos a esquimós, da Tunísia à Malásia, os povos do planeta praticaram algum tipo de tatuagem em algum momento na história. Por isso, é difícil dizer que povo foi o precursor da prática, mas em algo podemos concordar: a tatuagem veio para ficar e na Wild Rose Tattoo todos os estilos são bem-vindos.

A Relação Entre Tatuador e Cliente

“O processo de marcação de uma tatuagem e do teu sonho na pele pode parecer algo complexo, mas é na verdade algo bastante simples.

Na Wild Rose Tattoo somos especialistas nos vários estilos, sendo que temos sempre o tatuador certo para ti.”

Este ponto é extremamente importante e o Manuel faz questão de dizer que não se deve procurar preço mas sim valor: “Não me parece bem gastar 700 a 1200€ num telefone que dura três anos ou em calçado ou outras peças de roupa que duram apenas alguns anos e na hora de marcar o corpo tentar encontrar barato. Uma tatuagem mal feita só é visível depois de cicatrizada e com o acesso fácil a material, hoje em dia é muito perigoso não tatuar num estúdio de excelência com provas dadas.”

“Geralmente pedimos que nos digas o tamanho, o tema que queres tatuar e o/os temas que queres representar. A partir daí apenas tens que relaxar e seguir os nossos conselhos e claro dar a tua opinião que é importantíssima para nós. 

Vamos explicar-te todo o processo, no nosso estúdio higienizado para as tuas necessidades. O processo de montagem é feito na hora com os melhores materiais do mercado e claro, com seguimento após a tatuagem para um processo de cicatrização simples e fácil, mas que deves sempre cumprir à risca.

Envia-nos as tuas ideias sem compromisso e vamos fazer arte na tua pele!”

Tatuagens Terapêuticas

“A maior parte das tatuagens marcam um momento de transição ou um marco importante na tua vida e são regra geral, mesmo que inconscientemente, o maior motivo para alguém fazer uma tatuagem.

A tatuagem é algo super íntimo: Estás a partilhar algo privado com o tatuador que vais querer representar em forma de arte corporal. Isto cria uma ligação forte entre nós. Esta ligação, na maioria dos casos, faz do teu tatuador alguém que está ali também para te ouvir, ler e desconstuir o teu coração e muitas vezes dar além do seu parecer artístico, ajuda na parte emocional: Lidamos com todo o tipo de pessoas e temos geralmente uma rede de conhecidos em várias áreas, que nos ajuda muitas vezes a ajudar os clientes além da parte artística”, diz o Manuel Ribau.

“Cada pessoa tem os seus motivos e estamos aqui para te guiar independentemente do que estiveres a passar, no entanto lembramos que qualquer problema psicológico, algo tão falado nos dias de hoje pode e deve ser acompanhado por um profissional da área.

No entanto, desde a perda de um familiar e a necessidade de sentir que estamos perto do ente querido e por isso tatuamos o retrato realista, um nome, uma data ou algo simbólico para ultrapassar o sentimento de perda e a dor.

Desta forma nunca vais esquecer-te de quem amas e vai estar sempre contigo. As pessoas apenas morrem quando a sua memória é esquecida. 

Muitas vezes tatuamos e sentimo-nos mais fortes, pois tivemos a coragem de fazer algo novo e fazer parte de um círculo fantástico. Sentes-te diferente e chamas a atenção das pessoas no dia-a-dia, de alguém especial para ti. Sentes-te alinhad@ com o teu corpo e templo.

É incrível, muitos dos nossos clientes dizem que eram incapazes de se imaginar novamente sem tatuagens.”

A Influência das Redes Sociais na tua Identidade

“As redes sociais vieram acrescentar muito ao meio. Foi graças a este meio de divulgação que conseguimos juntar uma equipa internacional de topo para qualquer que seja o teu gosto. É a ferramenta perfeita, se souberes usar a teu favor e não te tornares viciado em doom scroll.”

“Antigamente apenas tinhas tatuagem em algumas revistas e a informação não fluía da mesma forma”, isto fez o percurso do Manuel Ribau uma batalha constante em busca de absorver referências de qualidade e inspiração em tudo, daí ter um trabalho que se destaca. “Consegui ter o melhor dos dois mundos: uma aprendizagem à moda antiga que me fez criar uma dinâmica grande e saber ler o meio envolvente, mas também fazer uso da informação que temos online, que é uma ferramenta fora de série”.

“É incrível e graças às redes sociais, podemos ter um estúdio tão completo em Braga, com novos tatuadores mensalmente, desta forma consegues tatuar na comodidade da nossa cidade sem os gastos de viajar para tatuar ou tirares dias de folga que te prejudicam.”