/
/
“Aqui Há Cultura” com um leque alargado de atividades nas comemorações do 25 de Abril

“Aqui Há Cultura” com um leque alargado de atividades nas comemorações do 25 de Abril

A programação do “Aqui Há Cultura!” foi apresentada no salão nobre da Câmara Municipal de Vila Verde. A iniciativa é uma parceria entre a EPATV e o Município de Vila Verde e a novidade desta nova edição são as várias atividades de comemoração dos 50 anos do 25 de Abril. A sessão contou com a presença da presidente, Júlia Fernandes e dos vereadores, Patrício Araújo, Michele Alves e Manuel Lopes. Também estiveram presentes o presidente da EPATV, João Nogueira, e vários diretores de escolas e agrupamentos do concelho.

Na sua intervenção, Júlia Fernandes agradeceu a parceria com a EPATV, destacando que o objetivo desta programação cultural do concelho de Vila Verde é “atingir um público cada vez mais alargado” de modo que as comemorações nos toquem a todos”. Realça ainda que nestes 50 anos de Liberdade que marcam a agenda cultural do concelho, “continuar Abril é lutar sobretudo pela paz e pelo progresso das nossas gentes”.

O programa cultural insere conferências, debates e exposições com vista a enriquecer as comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, bem como sobre a refletir os desafios e conquistas desta data histórica.

 Na apresentação do programa “Aqui Há Cultura”, Arnaldo Sousa afirmou que é entendimento da organização “que neste momento a sociedade portuguesa está extremamente atomizada, há neste momento bolsas de descontentamento e nós sentimos que temos a obrigação de ouvir as pessoas, de promover o debate, de promover o diálogo e de promover a cultura”. Agradeceu também a colaboração do município.

Para além das atividades do “Aqui Há Cultura”, a EPATV irá participar nos eventos de celebração de abril, nomeadamente, no 2º Encontro Vila Verde (in)Artes, agendado para 20 abril, e no “Todos à manif” que contará com a participação dos alunos do 1º e 2º anos de Técnico de Design e Comunicação Gráfica.

O “Aqui Há Cultura!” já arrancou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com a inauguração da exposição “Mulheres de Abril Somos” do Movimento Democrático das Mulheres e na sexta-feira com uma conferência de Manuel Silva Carvalho, antigo secretário-geral da CGTP, intitulada “Trabalho e Sindicalismo: grandes questões do Estado Novo ao presente”.