/
/
Alunos de Técnico de Eletrotecnia visitam laboratórios do IPVC e Navio Hospital Gil Eanes

Alunos de Técnico de Eletrotecnia visitam laboratórios do IPVC e Navio Hospital Gil Eanes

No dia 15 de março, os alunos do 1º ano do curso Técnico de Eletrotecnia, acompanhados pelos professores Carlos Marinho e Márcio Costa, desfrutaram de uma enriquecedora visita de estudo aos laboratórios de Eletrónica e Sistemas de Energia do IPVC, assim como ao Navio Hospital Gil Eanes.

Pela manhã, a visita teve lugar no IPVC, mais precisamente na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG). O IPVC é uma instituição de ensino superior pública dedicada ao progresso das pessoas e da sociedade, que promove a partilha e criação de conhecimento, ciência, tecnologia e cultura. Os alunos tiveram a oportunidade de explorar os laboratórios de eletrónica e as oficinas de sistemas de energia, conhecendo de perto alguns dos projetos desenvolvidos pela instituição.

Após o almoço, a visita continuou no Navio Hospital Gil Eanes. Construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, este navio iniciou a sua missão como hospital em 1955, prestando assistência à frota bacalhoeira portuguesa nos bancos da Terra Nova e Gronelândia. Após o declínio da indústria bacalhoeira, o navio permaneceu abandonado nas docas de Lisboa por muitos anos. Em 1998, a Fundação Gil Eannes, FP, resgatou-o da ruína por cerca de 250 mil euros, reconhecendo-o como um importante património cultural e afetivo da cidade, numa campanha que mobilizou toda a comunidade vianense.

Durante aproximadamente uma hora e meia, os alunos exploraram o interior do navio, acompanhados por um guia especializado, que abordou temas como telecomunicações, transmissões e equipamentos elétricos utilizados na época, despertando grande interesse e entusiasmo entre os visitantes.