/
/
Aniversário: gratidão e reconhecimento na celebração dos 29 anos

Aniversário: gratidão e reconhecimento na celebração dos 29 anos

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) celebrou hoje, dia 27 de setembro, 29 anos, com a entrega de 135 diplomas aos finalistas do ano letivo passado e a doação de livros a instituições de Amares, Terras de Bouro e Vila Verde.

A jornada festiva arrancou com uma caravana do Centro Qualifica a distribuir mais de 600 livros e material didático audiovisual a várias escolas e instituições de Vila Verde, Amares e Terras de Bouro: Centro Escolar de Ferreiros, Centro do Povo de Vale do Cávado, Universidade Sénior de Amares, Centro de Solidariedade Social de Valdosende, Centro de Convívio de Carvalheira, CAO de Souto, Centro Social de Escariz, Casa do Povo de Prado, Casa do Povo de Ribeira do Neiva, Centro Social da Lage e APPACDM Vila Verde.

No almoço de aniversário, aberto a toda a comunidade educativa, João Luís Nogueira afirmou que “fazer anos é sinal de vitalidade” e de que “nos sentimos orgulhosos do passado e de que estamos a progredir, a fazer melhor que ontem, preparando o amanhã para que seja melhor que hoje”.

Este dia transpira dois “sentimentos: reconhecimento e gratidão.  Ninguém leva um projeto destes sozinho avante e ninguém faz 29 anos se não estiver bem alimentado e bem preparado. Todos aqueles que nos trouxeram até aos dias de hoje estão de parabéns e têm o nosso reconhecimento”.

Para o Diretor Geral, “os nossos professores têm, seguramente, a profissão mais difícil do mundo. Além de capacidades humanas, têm de usar instrumentos de valorização e responsabilização dos nossos alunos”.

Isso traduz-se na formação de mais de sete mil jovens nestes 29 anos e, “ano após ano, temos mais de 200 jovens e adultos certificados. É um enorme orgulho trabalhar com estes jovens, porque são voluntários, solidários, responsáveis e levam a sua formação a sério”.

João Luís Nogueira destacou o resultado da escola: “Sentimo-nos realizados pela confiança que as famílias depositam em nós e que as instituições parceiras continuam a colaborar e a trabalhar connosco” sem esquecer as “autarquias locais que têm sido solidárias e motivadoras da nossa ação, o que nos responsabiliza mais em cada dia”.

Após o almoço, seguiu-se a sessão de entrega de diplomas aos finalistas, presidida pelo Diretor Geral, na presença do Vereador da Educação, Manuel Lopes, onde foram distribuídos prémios a 19 jovens que mais contribuíram para a promoção da EPATV, através da Campanha “Traz um amigo” – o prémio é um vale da FNAC no valor de 50 euros. Foi também entregue o Diploma de Mérito à aluna Rafaela Rodrigues, pela melhor média de final de curso.

Este dia é também marcado pela inauguração da Exposição de trabalhos artísticos de utentes da APPACDM Vila Verde, no pequeno auditório da EPATV.
 
EXPOTÉCNICA NA CASA DO CONHECIMENTO
A Casa do Conhecimento de Vila Verde acolheu a sessão de abertura da Expotécnica, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, acompanhada pelo Diretor Geral, João Luís Nogueira, e pela Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, a autarca elogiou a qualidade destes onze trabalhos inovadores dos finalistas em Eletrotecnia, Mecatrónica Automóvel e Metalomecânica.
Na sala de Exposições podem apreciar-se trabalhos como uma Lixadeira, uma prensa, uma ponte móvel, um parque de estacionamento, uma máquina para compactar latas, uma Plataforma elevatória, uma bancada Didática com caixa de velocidades, uma cabina de pintura, um relógio holográfico, um sistema de informação e comunicação e um motor auto de combustão interna.

Enquanto os alunos explicavam aos visitantes o funcionamento e inovação de cada uma das peças, João Luís Nogueira verificou como funcionavam estes inventos e parabenizou os trabalhos apresentados.

A Expotécnica está patente naquele espaço até ao dia 11 de outubro.