/
/
Procissão de S. Isidro

Procissão de S. Isidro

A Escola Profissional Amar Terra Verde (EPATV) associou-se, domingo, dia 25 de setembro, à procissão da Festa de Santo Isidro, padroeiro dos agricultores e camponeses, transportando o pálio da Procissão Solene das festas emblemáticas do lugar de Carvalhosa, em Vila Verde.

O cortejo religioso saiu da igreja – centro das festividades – e as celebrações religiosas, bem como outras acções recreativas, estavam assinaladas por uma Cruz de Cristo ornada com frutas e legumes da época – uma oferta de um casal de Vila Verde.

O Pálio —  espécie de dossel sustido por varas, debaixo do qual vai o Sacramento nas procissões ou os reis nos cortejos ou uma relíquia de santo — foi transportado pela Diretora Pedagógica, Sandra Monteiro, e por professoras da EPATV. Esta participação deve-se ao facto de ter sido esta escola a responsável pelo Compasso Pascal, este ano.

A Procissão — na qual participaram centenas de pessoas — abria com a Associação Fanfarra da Vila de Prado e incluía os estandartes das diversas confrarias (Coração de Jesus, S. José, das Almas, S. Paio, S. Isidro, entre outras) e andores do Menino Jesus de Praga, Senhora de Fátima, Santa Luzia, São Paio, S. António, S. Isidro, entre outros santos.

Após a Procissão, o programa incluiu um recital de concertinas, por entre comes e bebes instalados nas imediações da romaria, na qual participaram a Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, Júlia Fernandes, e o Vereador da Educação e Cultura, Manuel Lopes.