/
/
Alunos da EPATV fazem Painel dos Alimentos

Alunos da EPATV fazem Painel dos Alimentos

Alunos da EPATV fazem Painel dos Alimentos

No âmbito do projeto Eco-Escolas, na temática da Alimentação Saudável, a EPATV elaborou, mais uma vez o painel de alimentos.

No inicio do ano letivo, após a análise da auditoria, o conselho Eco-Escolas verificou que teria de realizar algumas ações que alterassem os resultados nesta temática. 

A primeira atividade foi a comemoração do Dia da Alimentação e da Obesidade. Neste dia, a Escola Profissional Amar Terra Verde, mais especificamente os Grupos Eco-Escolas e Serviço de Psicologia e Orientação e os cursos de Restauração e Saúde, organizaram um conjunto de atividades destinadas à comunidade escolar. 

Além dos inquéritos sobre o que comem, realizaram pesquisas sobre os nutrientes presentes nos alimentos. Os resultados foram um pouco assustadores. 

No entanto, os hábitos alimentares adquiridos, bem como a faixa etária dos nossos alunos, tornam a alteração de comportamentos uma tarefa bastante complicada.

 Este desafio envolveu a realização de um questionário na escola sobre quais os alimentos que os jovens mais consomem, fora da escola. Dos alimentos mais frequentes, foram selecionados vários alimentos de fast food, para a elaboração do painel. 

Os cursos de Geriatria e Restauração realizaram as pesquisas e estudos que culminaram no painel final, exposto no bar da escola, no dia 11 de junho, com informação específica nomeadamente relativamente à quantidade de açúcar, sal, gordura presente nos alimentos habitualmente consumidos pelos alunos, por forma a ficarem evidenciadas as diferenças existentes.

IMG_6208